Problemas centrais da filosofia social e politica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (785 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Filosofia Social e Política

1ºTrabalho: 24/10/2011

Questão: Identifique três problemas centrais da Filosofia Social e Política.
R:. Ao longo da história da Filosofia Social e Política semprehouve temas e problemas centrais como a liberdade, igualdade, poder, discriminação, obediência, que se foram colocando em causa nos vários sistemas políticos pensados e construídos. Cada um delesviria supostamente corresponder às necessidades e problemas que outro sistema, por ventura antiquado, não foi capaz de resolver ou porque se revelaria insuficiente para satisfazer as necessidades evontades do povo em questão.
Um grande problema que a Filosofia Social e Política continua por resolver, seria a questão da igualdade. A igualdade do qual os indivíduos são vistos como “todos iguais” estácada vez mais presente e estamos cada vez mais próximos da visão da igualdade por todo o mundo com o número grupos racistas, xenofobistas, a diminuirem em número de adeptos e seguidores. Portantopodemos verificar uma melhoria da visão política perante a igualdade dos indivíduos, porém, a acção política em torno da igualdade levanta algumas questões relacionadas com a discriminação, igualdade ejustiça.
A tentativa constante da política compensar aqueles que se encontram em desigualdade para com a maioria dos indivíduos pode parecer uma medida razoável para aqueles que não consegueminserir-se ou reinserir-se na sociedade por mérito próprio. No entanto, aos olhos daqueles que não se encontram com problemas ou condicionamentos, pode vir a revelar-se uma injustiça, pois dá-se maisregalias aos desfavorecidos que à maioria. Esta tentativa tem o nome de discriminação positiva e actualmente é questionada se é uma medida viável ou não, no sentido em que para favorecer uns é injusto nãodar o mesmo a outros que não têm culpa da incapacidade dos desfavorecidos. O ponto central não seria sermos todos iguais e beneficiarmos dos mesmos direitos? Será que o apoio que a discriminação...
tracking img