Problemas atuais da economia brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (449 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Uma série de acontecimentos marcou a evolução do sistema econômico global da década de 1990. Globalização, aumento da competitividade, redução gradativa de barreiras alfandegárias e desenvolvimentotecnológico indicam a passagem de uma economia internacional para uma economia mundial, relevando-se a necessidade de os países adotarem políticas cambiais agressivas. Além de o câmbio influenciar asexportações, de modo negativo e positivo, outras variáveis como taxa de juros, custo Brasil, moeda, infraestrutura, entre outras, também o fazem, dependendo do regime cambial adotado pelo governo.Conclui-se que a evolução das exportações nacionais não pode depender da taxa de câmbio, mesmo sendo influenciada por ela. Devem-se buscar meios que possibilitem o desenvolvimento natural das exportações,superando barreiras de infraestrutura, de conhecimento e jurídicas, atendendo de maneira eficiente às exigências de um mercado global.

Com o objetivo de conter a valorização do real frente aodólar, o governo tomou algumas medidas para conter a enxurrada da moeda no país. Uma das medidas foi o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para as aplicações de investidores estrangeirosem renda fixa, como os títulos públicos, pois é grande o interesse do investidor estrangeiro nesta modalidade (renda fixa). O objetivo é diminuir a entrada de capital especulativo no país. Outra medidaque pode conter essa valorização é aumentar a poupança interna, ampliando as operações de compra de moeda americana e com isso enxugar o excesso de dólares que entra no país.
Problemas maisprofundos:
Reduzir o juros no Brasil, para reduzi-lo é necessário um ajuste e uma nova lei fiscal, reduzindo gastos e criando um mercado de títulos a longo prazo.
Com as modificações das taxas de juros eda área fiscal Brasil se igualará a economias internacionais e os mercados financeiros tendem a se integrarem, gerando equilíbrio aos fluxos de capitais e estabilidade ao câmbio. Crescer a taxa de...
tracking img