Problemas ambientais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4697 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Breve Relato da Evolução Histórica da Relação Saúde-Meio Ambiente e Práticas de Saúde Ambiental

No início do século V a.C., na Grécia, escritos da escola Hipocrática, sobretudo Sobre os Ares, as Águas e os Lugares, destacam a relação entre as doenças, principalmente as endêmicas, e a localização de seus focos. O reconhecimento da influência do lugar no desencadeamento de doenças permitiu odesenvolvimento de uma nova visão intelectual da medicina que estudava, refletia e criava hipóteses sobre o papel do meio ambiente nas condições de saúde das populações (Barret, 2000). Reconhecia-se que diferenças geográficas resultavam em diferentes padrões de doenças, mas alguns elementos geográficos eram mais valorizados, tais como o clima, a vegetação e a hidrografia. Rosen (1958) afirma que essaobra constituiu o primeiro trabalho sistemático a apresentar uma relação causal entre fatores ambientais e doenças e que por 2000 anos foi a base da epidemiologia, fornecendo os fundamentos do entendimento de doenças endêmicas e epidêmicas. Além disso, a cidade-estado grega provia serviços de saúde para os pobres e os escravos e funcionários das cidades eram designados para verificar a drenagempública e o fornecimento de água. Tulchinsky e Varavikova (2000) afirmam que Hipócrates deu à medicina um sentido científico e ético que perdura até o presente.

Segundo Lemkow (2002), o higienismo e os movimentos sanitaristas posteriores foram fortemente influenciados pela obra de Hipócrates, e seus seguidores têm no meio ambiente a base para a identificação da origem e da solução dos problemasde saúde.

Quando Roma conquistou o mundo Mediterrâneo e herdou o legado da cultura grega, ela também aceitou as concepções de saúde dos gregos, mas enriqueceu-as com trabalhos de "engenheiros e administradores", na construção de sistemas de coleta de esgotos, banheiros públicos e rede de abastecimento de água, para uma cidade que chegou a ter um milhão de habitantes no século II d.C. (Carcopino,1975). Estimativas da água disponível, através dos 11 aquedutos, indicam uma média de 40 galões por pessoa/dia, valores equivalentes ao consumo de um habitante norte-americano, na década de 1950, segundo Tulchinsky e Varavikova (2000). Os pântanos eram drenados, para reduzir o risco da malária e a disposição do lixo era organizada. Seu exemplo é marcante na história da saúde pública.

Adesintegração do mundo greco-romano causou ao declínio da cultura urbana e a decadência da organização e da prática da saúde pública. Houve uma valorização de fatores espirituais no desencadeamento e cura de doenças, com pouco espaço para a higiene e a saúde pública. Só nos monastérios persistiram práticas de higiene e cuidados com a saúde. Apesar disso, havia preocupações com distribuição de água nãopoluída em fontes e poços nas cidades. A limpeza das ruas e a disposição de lixo constituíam problemas graves, daí as cidades terem sido acometidas por grandes epidemias, durante a Idade Média (Rosen, 1958).

O período do início do século XVI a meados do século XVIII pode ser considerado um período de transição. A observação e a classificação das doenças permitiram melhor conhecimento das mesmas epermitiram a aplicação de conhecimento científico às necessidades de saúde de uma comunidade e ganhou contornos ideológicos. Movimentos políticos passaram a reivindicar melhores condições de saúde para grupos menos favorecidos. A idéia de que organismos microscópicos poderiam causar doenças transmissíveis começou a se concretizar.

No entanto, até o século XVIII, os progressos nos estudos dointer-relacionamento saúde e ambiente foram restritos, embora tenha ocorrido um grande crescimento cumulativo do conhecimento, graças a quatro desenvolvimentos:

• a exploração marítima e continental européia,

• o renascimento humanístico da literatura clássica,

• a experimentação científica;

• a disseminação do conhecimento através da revolução no processo de impressão.

No caso da...
tracking img