Problemas ambientais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1042 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pesquisando e analisando
problemas ambientais

1) Pesquise e defina o que é meio ambiente.


2) Faça um levantamento de (três) problemas ambientais em nosso município e aponte possíveis soluções para estes problemas.


3) Pesquise na mídia, discuta com seus colegas e escreva um texto sobre a Biodiversidade (o que significa, quais as áreas de maior biodiversidade do planeta, quais osfatores naturais responsáveis por áreas de grande biodiversidade no mundo).

Biodiversidade ou diversidade biológica (grego bios, vida) é a diversidade da natureza viva.
A biodiversidade é a variedade de genótipos (conjunto de seres que formam um individuo), espécies e ecossistemas existentes em uma determinada região. Ela é essencial para a defesa, a evolução e a sustentabilidade de diversasformas de vida e pode variar conforme as condições geográficas e processos geológicos. Os seres humanos também desempenharam papel importante na moldagem da biodiversidade.
Os ecossistemas mais ricos em variedade de espécies são os localizados nas regiões tropicais. Estima-se que existem entre 5 e 30 milhões de espécies animais no planeta, mas nem ¼ delas são catalogadas pela ciência. Acredita-se queentre 60 e 70%, encontram-se em um reduzido número de países, os denominados "territórios de megadiversidade". São eles: Brasil, Colômbia, Equador, Peru, México, Zaire, Madagascar, Austrália, China, Índia, Indonésia e Malásia.


O Brasil é o primeiro colocado em número de espécies de mamíferos, répteis e anfíbios. Em termos de espécies que não podem ser encontradas em nenhum outro lugar doplaneta, o nosso país é campeão também em aves. Essa enorme biodiversidade é decorrente da localização do país na zona tropical.


As florestas tropicais são os lugares do planeta em que podemos encontrar maior diversidade de espécies. Existem vários tipos de florestas tropicais: a floresta tropical úmida, que tem elevados índices pluviométricos, florestas semi-decíduas, com uma ou duas estaçõessecas por ano; e, as decíduas, sujeitas a períodos secos mais longos no ano. Nas florestas tropicais, que recobrem apenas 7% da superfície terrestre, está cerca da metade do total de espécies do planeta.


4) Explique o que é biopirataria e quais as conseqüências dessa atividade para os países envolvidos.

A biopirataria não é apenas o contrabando de diversas formas de vida da flora e faunamas principalmente, a apropriação e monopolização dos conhecimentos das populações tradicionais no que se refere ao uso dos recursos naturais.
No Brasil são contrabandeadas 38 milhões espécies silvestres por ano e vivem presos em casas e apartamentos mais de 20 milhões de bichos. Esse crime movimenta no mundo mais de U$ 10 a 20 bilhões por ano.
Parte das espécies é levada para fins debiopirataria. Os venenos das serpentes, por exemplo, são pesquisados para servirem de princípios ativos a remédios hipertensivos, fabricados e patenteados por outros países. As corporações que mais participam são as japonesas, inglesas e norte americanas.
Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais – Renctas, tenta prevenir o aumento do contrabando, mas devido à extensão do nosso país isso se tornapraticamente impossível. Outro fator determinante para o aumento da biopirataria são as próprias instituições brasileiras, dentre elas universidades que mantêm parcerias ilegais com instituições estrangeiras, facilitando a circulação de pesquisadores que chegam ao país e levam na mala a nossa biodiversidade.
Os próprios brasileiros facilitam a biopirataria pelos grandes lucros que ela trás: umajararaca custa em média U$ 1 mil; uma aranha marrom, entre U$ 800 e 850; sapos amazônicos, de U$ 300 a 1.500; besouros, de U$ 450 a 8 mil.
Pesquisadores da Renctas concluíram que a situação é pior do que se imaginava. O crime contra a fauna vem diminuindo consideravelmente o número de indivíduos de certas espécies, podendo leva-lás a extinção. Um exemplo disto é a Mata Atlântica: em todo o seu...
tracking img