Problemas ambientais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3069 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice





• Introdução..............................................................................3


• Explosão demográfica........................................................4 e 5


• Lixo urbano industrial e entulhos................................6 e 7

• Poluições ............................................................................... 8 e 9• Erosão e Desertificação................................................... 10 e 11

• Devastação de florestas- Espécies em extinção.....12

• Aquecimento global...........................................................13 e 14

• Conclusão.................................................................................15

•Bibliografia..............................................................................16

















































Introdução





As questões ambientais que hoje atravessamos são qualitativa e quantitativamente diferentes de qualquer coisa acontecida antes, e, como preceitua Paul Kennedy (Kennedy, 1993), "tantas pessoas vêm causando danos ao ecossistemamundial neste século que esse sistema como um todo - e não apenas suas várias partes - corre perigo". A modernidade dentro de sua promessa de "aventura, poder, alegria, crescimento, autotransformação e transformação das coisas a seu redor (...) é ao mesmo tempo ameaça a tudo que temos tudo o que sabemos tudo o que somos" (Berman, 1988). Nesse sentido a questão ambiental evoca as conseqüênciasproblemáticas da modernidade e da dinâmica capitalista. Vários são os problemas ambientais que hoje enfrentamos, e a maneira como se dá esse enfrentamento, seus instrumentos, políticas, todas as dinâmicas movimentadas na busca de seu enfrentamento fazem parte das grandes questões do nosso tempo.

Os problemas ambientais surgem por que cada vez mais pessoas exigem padrões de vida mais altos com tecnologiasmais baratas, mesmo que os subprodutos involuntários incluam a degradação dos solos, os poluentes tóxicos, a extinção de espécies animais ou a alteração climática. Antes de tudo devemos ver a Terra e nosso sistema socioeconômico como um sistema único. À medida que expandimos nossa compreensão sobre os sistemas que controlam o meio ambiente, suas infinitas interligações e soluções potenciais seconsolidarão. O levantamento e descrição de Sistemas e Geossistemas Naturais é uma forma de consolidar este conhecimento, pois ele pode dar a inter-relação necessária ao conhecimento científico de um lugar, isto é, através dele pode-se ter noção da capacidade/potencialidade do meio natural como suporte às necessidades humanas.
Para melhor compreensão desse trabalho iremos dividir os problemasambientas em tópicos.










Explosão demográfica




Explosão demográfica é o aumento elevado e repentino da população de seres humanos. É frequentemente associada a avanços tecnológicos, tendo a maior delas ocorrido no século XX da era cristã.

O aumento brusco da população leva a um aumento também brusco do território ocupado, e tem alguns efeitos ambientais eeconômico-sociais catastróficos, daí a comparação com uma explosão.

As explosões demográficas são observadas em duas situações:

▪ a introdução de novas tecnologias que reduzam a mortalidade (aumento na produção de alimentos ou cura de doenças importantes);
▪ em períodos de guerra ou grandes calamidades, em que a sobrevivência da sociedade está ameaçada, registra-se importantes aumentos das taxas denatalidade. Neste caso, a "explosão" também é chamada de baby boom.
Antes da Era Contemporânea, não era comum a contagem populacional, mas os pesquisadores sabem com relativa certeza que houve algumas explosões demográficas em certos pontos do globo:

▪ com a Revolução Agrícola, na transição do período Paleolítico para o Neolítico(c. 8000 a.C.);
▪ a descoberta da metalurgia, na Idade dos...
tracking img