Problemas ambientais urbanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2225 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PROBLEMAS AMBIENTAIS DAS ÁREAS URBANAS

Atualmente as grandes cidades criam seus próprios microclimas. Isto se dá devido à grande extensão de prédios e asfalto, que dão origem às ilhas de calor. Esses materiais retêm parte da energia solar, fazendo com que o local possua uma temperatura média mais alta do que as áreas rurais que o cercam. A variação pode chegar a 10°C entre os centrosurbanos e seus respectivos subúrbios. Além disso, algumas cidades geram tanta poluição que o ar acaba por se tornar saturado de materiais exógenos, criando uma névoa espessa, de cor acinzentada denominada smog (a palavra Smog é de origem inglesa (smoke = fumaça + fog = neblina).
Dada a infinidade de problemas agregados aos centros urbanos, os estudaremos de forma subdivida, ou seja,considerando questões referentes ao ar, água e solo.

Poluição Atmosférica

A principal característica da poluição atmosférica é a presença de partículas sólidas e de gases tóxicos no ar. As causas apontadas para esse tipo de poluição são os resíduos industriais sem tratamento, a queima de petróleo, carvão e principalmente a emissão de gases pelos veículos nos grandes centros urbanos de todo omundo. As consequências da poluição atmosférica são sentidas em muitas dimensões, seja na saúde humana, na saúde do planeta e vem sendo sentida nas alterações climáticas. Conseqüências:

• Inversão térmica: concentração de ar frio junto ao solo impedindo a dispersão de poluentes eventualmente aí lançados; ocorre no inverno em centros urbanos.
• Ilhas de calor: aumento da temperatura nos centrosurbanos devido à concentração excessiva de prédios e asfalto, recobrindo o solo e refletindo o calor solar, e à falta de circulação atmosférica.
• Chuvas ácidas: precipitação em que o pH se apresenta abaixo de 5,0; trata-se de associação da água da precipitação com elementos (principalmente enxofre) lançados na atmosfera por fábricas, refinarias, automóveis.
• Destruição da camada de ozônio:gás instável (O3) que se encontra distribuído principalmente na estratosfera e que impede a penetração de raios ultravioletas nocivos à vida. Seu desaparecimento ou diminuição pode vir a provocar câncer de pele.
• Efeito estufa: dispersão de gás carbônico na atmosfera devido à sua emissão por parte dos automóveis ou queimadas. Provoca uma retenção de radiações na camada atmosférica, podendoacarretar um aumento da temperatura do planeta e trazendo como consequências o derretimento de gelo nos pólos e o aumento do nível oceânico e de vapor d'água na atmosfera.
• Ameaça à saúde dos habitantes, sendo responsável por problemas como alergias e doenças respiratórias. Estes se agravam principalmente durante os meses do inverno (devido à inversão térmica, que dificulta a dispersão dospoluentes). O monóxido de carbono, liberado principalmente do escapamento dos veículos, é extremamente nocivo para o ser humano, podendo ocasionar problemas cardiovasculares, pois esse gás tem mais facilidade de reagir com a hemoglobina do que o oxigênio, diminuindo o volume desse último no sangue. Sua inalação provoca vertigem, náusea e, em quantidades elevadas, inconsciência e até morte cerebral.Leis antipoluição podem regular as emissões de gases poluentes das fábricas e veículos automotores, sendo uma possível solução quanto a esse problema. Um sistema de transporte público urbano desenvolvido também é outra opção, em relação à construção de vias públicas de alta capacidade tais como vias expressas, diminuindo o trânsito de veículos nas vias já existentes.

Inversão TérmicaConsiste em um fenômeno natural que pode acontecer em qualquer parte do planeta. Em geral, ocorre no final da madrugada e no início da manhã, principalmente nos meses de inverno. No fim da madrugada, dá-se o pico de perda de calor do solo por irradiação. É quando, portanto, notam-se as temperaturas mais baixas, tanto do solo quanto do ar. Quando a temperatura mais próxima do solo caiu abaixo de...
tracking img