Problemas ambientais em sobral-ce

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2364 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Problemas Ambientais em Sobral - Ceará

Aumenta poluição no rio Acaraú em Sobral

É flagrante a poluição no rio Acaraú em Sobral. Grande parte do espelho d’água está tomada por plantas aquáticas como pacova ou aguapé. Outro agravante é que o rio ainda recebe esgotos clandestinos e lixo jogado por moradores do seu entorno. As plantas, que caracterizam níveis altos de poluição na água, estãodesde a Ponte Otto de Alencar de Alencar até a Ponte do Pintinho na BR-222. A Prefeitura iniciou nesta semana a retirada da vegetação usando uma pequena embarcação.
Segundo os ambientalistas, estas plantas dão toda a certeza de que a água do rio Acaraú não está em boas condições. José Maria Gomes Vasconcelos, do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), lamenta a atual situação doAcaraú, chamando a atenção para o que considera descaso com um rio de grande importância no desenvolvimento econômico e social da zona Norte. Ele aponta o Poder Público Municipal como um dos maiores responsáveis por esta situação.
“Aqui em Sobral, a meu ver, a construção da margem esquerda e, agora, a direita foi exatamente o responsável para este grande desastre ecológico; foi o maior crimeambiental e o maior desserviço que o Poder Público fez, não apenas para a sociedade sobralense, mas para toda a região. Teve um acúmulo das chuvas, mas a calha do rio foi totalmente comprometida. O que presenciamos hoje é um rio que está pedindo socorro”, destaca José Maria, que representa a Cáritas Diocesana no Comdema.
José Maria diz também que as obras das margens esquerda e direita do rio Acaraúnão levaram em conta os impactos ambientais e nem os impactos sociais. Neste aspecto, denuncia que as famílias ribeirinhas também são prejudicadas, além da poluição, por conta da retenção das águas: “Quando estas águas são liberadas, nunca é feita a comunicação para as famílias. O que ocorre é que esta água sai com sua força natural da correnteza e destrói tudo o que encontra pela frente, inclusiveas plantações que são feitas de vazantes. Na verdade, estas obras trouxeram grandes prejuízos. O pior é que ninguém faz nada”.
Ele enfatiza também que os problemas ambientais em Sobral são tratados, sempre, em segundo plano. “Este é outro grande erro cometido pelos nossos gestores e os órgãos ambientalistas. É bom que se saiba que a economia deve andar sempre lado a lado com a ecologia. Toda aexistência da espécie humana no planeta está comprometida em função de atos que não respeitam e não levam em consideração os recursos disponíveis que são limitados. Sobral vem passando por um momento de cuidado em relação à água para consumo humano, e o que temos? Um rio Acaraú com água comprometida devido à poluição. É preciso que nós acordemos para esta situação. No futuro próximo, o rio Acaraúpoderá dar uma resposta a tudo que estão fazendo com ele”, coloca José Maria.
O biólogo Eli Brizena, do Instituto Carnaúba, também chama a atenção para o barramento da água e a construção dos calçadões como fatores que aumentam a poluição do rio Acaraú; e denuncia outro problema: “Como se não bastasse, temos ainda a retirada exagerada de areia do Acaraú, o que acaba mudando o curso natural emudando toda a biologia do rio. O rio Acaraú está abandonado. Isso é, por demais, triste, porque a representatividade que o rio tem para a zona Norte parece não ter muito efeito ou importância para os gestores, representantes de órgãos ambientais e a própria população que não cobra providências de forma mais intensa”.
Retirada de plantas

O canoeiro João Anastácio da Silva, 61, do bairro DomExpedito, relembra o que chama de bons tempos do rio, quando atuavam mais de 10 canoeiros realizando durante todo o dia, inclusive nas noites, a travessia das águas que costumavam ser bem limpas. “Hoje o nosso Acaraú está completamente sujo. Quase não dá mais pra ver as águas. O rio está todo coberto com estas plantas, o que a gente ficou sabendo que era um sinal de poluição. Além do mais, tem um mau...
tracking img