Problemas Ambientais em Manaus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1552 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de agosto de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
PROBLEMAS AMBIENTAIS NA CIDADE DE MANAUS

INTRODUÇÃO
A partir da década de 70, após a implantação da Zona Franca, Manaus passou por um processo de urbanização acelerado, muito em função da chegada das atividades industriais, mega empresas nacionais e mundiais, que atraíram uma quantidade de pessoas para a cidade em busca de emprego e melhorias na qualidade de vida. A expansão dasoportunidades de emprego vez com que pessoas fossem atraídas para a cidade, provenientes de municípios e estados vizinhos, em sua maioria de estados do Norte e Nordeste. Contudo, Manaus não foi preparada para receber o volume de pessoas que aqui chegaram, não realizou o seu planejamento urbano devido e hoje enfrenta como consequência vários problemas urbanos, em sua maioria de cunho social. Para citar umexemplo, temos os desmatamentos que não leva em conta a suscetibilidade dos solos e seus processos erosivos. Some-se a isto o fato de que o desmatamento associado às construções de prédios e o surgimento de ruas e avenidas causa degradações, fazendo com que as inundações sejam cada vez mais constantes na cidade.

A quantidade de pessoas que Manaus ganhou inchou a cidade e fez com que ainfraestrutura existente fosse insuficiente para a demanda criada, gerando transtornos para a população e se tornando um grande problema para os gestores municipais atuais. Manaus enfrenta vários problemas nos quais destaco o desemprego, saúde, educação, moradia, mobilidade, violência e desigualdade social.

“O acúmulo anormal de lixo embaixo da ponte da rua H, que leva ao Conjunto Nova República, no bairroDistrito Industrial, zona Leste de Manaus, traz a discussão o comportamento da população que continua a jogar detritos nos igarapés de Manaus. Vários igarapés da cidade apresentam o mesmo problema e a situação se agrava nos períodos chuvosos, quando a força da água leva a sujeira cada vez mais longe, e barreiras se formam levando ao acúmulo inevitável. Exemplos disso são os igarapés doPassarinho, zona Norte, e igarapé de Manaus, na zona Sul que estão assoreados e transbordam com facilidade. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), pelo menos seis toneladas de lixo foram retiradas no último mutirão de limpeza no igarapé do Mindu, no trecho que corta o parque. São detritos que percorrem pelo menos nove bairros da zona leste, desde a Cidade de Deus,antes de chegar até o parque, e desembocar no igarapé do São Raimundo, na zona Oeste.” (artigo do Jornal Diário do Amazonas).



Problemas cardiovasculares, diarréias e infecções respiratórias das vias aéreas inferiores foram responsáveis por 78,6% da carga de problemas atribuíveis a fatores ambientais. Outras doenças como tuberculose, malária, hepatites virais, dengue, neoplasias e consumode drogas e álcool completam o quadro.
Um estudo apontou que o custo com doenças ambientais em Manaus somou R$ 286.852.666,97 milhões, em 12 anos. O levantamento, feito pelo Instituto Leônidas e Maria Deane/Fiocruz, é referente ao período de 1998 a 2009. Os problemas cardiovasculares, diarréias e infecções respiratórias das vias aéreas inferiores foram responsáveis por 78,6% da carga deproblemas atribuíveis a fatores ambientais.
Este cenário mostra uma realidade não só da Amazônia, mostrando também de outros Estados do Brasil. E este é o desafio do nosso tempo: criar comunidades sustentáveis que possibilite a emergência de experimentos de modelos de desenvolvimento econômico mais integrados às realidades regionais e compromissados com a preservação ambiental, ou seja, ambientes sociaise culturais onde todos possam satisfazer as necessidades e aspirações sem diminuir e/ou comprometer o usufruto destes bens às gerações futuras.
Uma outra consequência do crescimento urbano desordenado é a poluição atmosférica não só em função da maior densidade populacional, mas, também, porque a cidade de Manaus comporta maior concentração de atividades industriais.
Esses processos provocam...
tracking img