Problema de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1792 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Anhanguera – Faculdades Integradas Torricelli

Problema de Pesquisa

Fernanda Augusto
4200050560

Coordenador
Clausemir B. Paula

Guarulhos
08/2012

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar e entender o que é um “problema de pesquisa” veremos passo a passo começando com a definição da palavra problema, e o que é um problema científico e a diferença entre eles,entenderemos como se da o processo de uma pesquisa, quais os métodos mais indicados para a eficácia nos resultados esperados.

Sumário

Introdução 3
Definição de Problema 3
Distinguindo Problema Prático de Problema de Pesquisa 5
Definição de Pesquisa 6
Estrutura do Problema de Pesquisa 6
Definição do Objetivo 7
Metodologia 7
Conclusão 8
Referência Bibliográfica 9

Introdução
Umadas maiores dificuldades de aprendizagem é se chegar à definição de “problema de pesquisa”. Um número expressivo de monografias, até dissertações e teses, apresentam perguntas irrelevantes que nem sempre são problemas científicos.
Portanto é primordial entender o conceito de Problema de Pesquisa, o que ele é, para que serve, e de que maneira deve ser aplicado na resolução de problemas.Possivelmente, há inúmeras perguntas e problemáticas do cotidiano de todas as pessoas ou situações. Nem todas ou a grande Maioria delas não constitui questão científica, e não são consideradas, percebidas ou notadas. Por isso temos a importância de entender para desenvolver.

Definição de Problema
Para definirmos o que é um problema de pesquisa, é necessário que se entenda o que é um problema, edepois como realizamos da maneira correta a pesquisa.
Segundo Ângelo Domingues Salvador (1980),
“- problema é a dificuldade teorética ou prática, ainda sem solução ou proposta de solução, perante o qual o investigador quer encontrar soluções e propostas”
Todo problema se inicia quando ficamos incomodados com algo, fazemos indagações referentes à situação em questão e discutimos sobre ela. ¹ Oproblema deve ser construído, preferencialmente “em forma interrogativa [...] a respeito das relações entre fenômenos ou variáveis”, enquanto que a “resposta à questão é procurada na pesquisa” (KERLINGER, 1980, p. 36).
Existem métodos para avaliar se o tema pode ser um problema de pesquisa. Kerlinger (1980, p.36) elaborou um procedimento, para Os critérios utilizados por ele, para a construçãode um problema científico apontam em primeiro lugar, para a exigência de que “o problema deve expressar uma relação entre duas ou mais variáveis” (p.36), ou seja, a variável A deve estar relacionada com a variável B, o que implica em saber como A e B estão relacionadas com C? O segundo critério, complementando o que já foi indicado acima, salienta para que o problema deva ser apresentado em formade uma interrogativa e, como terceiro e último requisito, requer que “o problema seja tal que implique possibilidades de testagem empírica”. Em outras palavras “que seja obtida evidência real sobre a relação (entre as variáveis) apresentada no problema” (KERLINGER, 1980, p. 37).
Não são problemas científicos (Segundo Kerlinger, 1980),
* Problemas de engenharia como fazer algo de maneiraeficiente. A ciência responde apenas de forma indireta. Ex: “Como fazer para melhorar os transportes urbanos?”, “Como aumentar a produtividade no trabalho?”

* Problemas de valor aqueles que indagam se algo é bom ou mau, desejável ou indesejável, certo ou errado, melhor ou pior, se algo deve ou não ser feito. Ex: “Os pais devem dar palmadas nos filhos?”, “Qual a melhor técnica para apropaganda?”

Um problema é de natureza científica quando contiver variáveis que possam ser testadas, observadas e manipuladas. Por exemplo: “Em que medida a escolaridade determina a preferência político-partidária?”
Segundo Antônio Joaquim Severino (2002, p. 75)
“A colocação clara do problema desencadeia a formulação da hipótese geral a ser comprovada no decorrer do raciocínio. Quando o autor se...
tracking img