Problema de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1155 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Problema de Pesquisa
Toda pesquisa começa por causa de algum tipo de indagação ou problema. No entanto, quando se fala disto, é conveniente esclarecer o significado desse termo. Algo bastante aceitável no meio acadêmico identifica problema com questão, o que dá margem a uma série de equívocos quando se trata da questão da natureza dos problemas verdadeiros e dos problemas falsos. Outro exemplobem conhecido é uma concepção de que o problema é identificado como algo que provoca mal-estar, constrangimento ou desequilíbrio às pessoas. Cientificamente falando, o problema “é qualquer situação não solvida e que é objeto de discussão, em qualquer domínio do conhecimento”.
Um problema de pesquisa pode ser determinado por razões de ordem prática ou de ordem intelectual. São inúmeras as razõesde ordem prática e intelectual que conduzem à formulação de problemas de pesquisa. Logo abaixo veremos algumas definições e exemplos de problemas de ordem prática e de ordem intelectual.

Problemas de ordem prática
Direcionados para respostas que ajudem a subsidiar ações. Exemplo: empresa do ramo de cosméticos deseja saber o perfil de seus consumidores, com vistas a lançamento de um novoproduto.
Direcionados para a avaliação de certas ações ou programas. Exemplo: uma determinada campanha de esclarecimento sobre os perigos da cólera.
Direcionados a verificar as consequências de várias alternativas possíveis. Exemplo: professor está interessado em identificar que sistema de aula seria o mais adequado para determinada disciplina.
Direcionados à predição de acontecimentos, com vistas aplanejar uma ação adequada. Exemplo: Petrobrás está interessada em verificar em que medida a construção de uma planta de gasolina poderá concorrer para a deterioração ambiental de uma determinada área.

Problemas de ordem intelectual
Direcionados para a exploração de um objeto pouco conhecido. Exemplo: o Design Social nas Faculdades Integradas Torricelli.
Direcionados para áreas já exploradas,com o objetivo de determinar com maior precisão e apuro as condições em que certos fenômenos ocorrem e como podem ser influenciados por outros. Exemplo: a violência nos grandes centros urbanos.
Direcionados para testar alguma teoria específica. Exemplo: pesquisador, a partir de um grupo de crianças de faixa etária entre 0 a 14 anos, dispõe-se a verificar até que ponto a teoria “piagetiana” sobreos estádios de desenvolvimento infantil pode ser ou não comprovada.
Direcionados para descrição de um determinado fenômeno. Exemplo: traçar o perfil dos alunos das Faculdades Integradas Torricelli.

Como formular um problema de pesquisa
Formular um problema destes não é uma fácil tarefa e, por isso, o treinamento é essencial para que a tarefa possa ser exercida. Pelo problema estarestreitamente vinculado ao processo de criação as observações de processos rígidos e sistemáticos não são os meios aos quais usamos para tal tarefa, mas há métodos que nos ajudam, tais como:

Imersão sistemática no objeto;
Estudo literário e discussão com pessoas experientes no campo de estudo em questão.

O desenvolvimento de certas regras para a formulação de problemas faz parte de experiênciasacumuladas de muitos pesquisadores. Entretanto, em alguns casos, o problema proposto não se adéqua a essas regras, porém não significa que o sistema de regras deve ser abandonado. Na maioria dos casos o melhor será realizar o processo da sua própria reformulação ou esclarecimento.

O problema deve ser formulado como pergunta
Esta é a maneira mais fácil e direta de formular um problema e contribuisubstancialmente para delimitarmos o que é o tema da pesquisa e o problema da pesquisa. Se tomarmos como exemplo uma pesquisa sobre uma faculdade qualquer. Se eu disser que vou pesquisar sobre a instituição, pouco estarei dizendo. Mas, se propuser: "que fatores provocam o sono nas aulas da faculdade?" ou "quais as características dos alunos que frequentam a faculdade?", estarei efetivamente...
tracking img