Problema de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (509 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Problema de Pesquisa

Segundo Antônio Carlos Gil (apud Kerlinger, 1980) Toda pesquisa começa com um tipo de problema, ou indagação, problema é qualquer situação não resolvida e que é objeto dediscussão em qualquer domínio do conhecimento, porém nem todo problema é passível de tratamento cientifico (Como Elaborar Projetos de Pesquisa 4.ed 2002– Antônio Carlos Gil)
Definição Pesquisa ArtigoMárcio Luiz Corrêa Vilaça (Appolinário 2004,p.150): Processo através do qual a ciência busca dar respostas aos problemas que se lhe apresentam. Investigação sistemática de determinado assunto que visaobter novas informações e/ou reorganizar as informações já existentes sobre um problema específico e bem definido. Appolinário (2004, p.150) Artigo Márcio Luiz Corrêa Vilaça Unigranrio Revista do Cursode Letras da UNIABEU Nilópolis, v. I, Número2, Mai. -Ago. 2010 .
Para Antônio Carlos Gil a maneira mais prática de entender o que é um problema cientifico é considerar primeiramente aquilo quenão é. Exemplos:
Transportes Urbanos - O que pode ser feito para melhorar os transportes urbanos?
(Como Elaborar Projetos de Pesquisa 4.ed 2002– Antônio Carlos Gil) . Pag24
Distribuição de renda -Como fazer para melhorar a distribuição de renda?
(Como Elaborar Projetos de Pesquisa 4.ed 2002– Antônio Carlos Gil) . Pag24
Nenhum destes citados a cima constitui rigorosamente um problemacientífico, pois, sobre a forma em questão são propostos, não possibilitam a investigação.
(Como Elaborar Projetos de Pesquisa 4.ed 2002– Antônio Carlos Gil)
De acordo com Gil problemas assim são designadospor (Kerlinger 1980) como problemas de “engenharia”, pois se referem em como fazer algo de maneira eficiente. A ciência pode fornecer sugestões e inferência em busca de possíveis respostas, mas nãoresponder diretamente a esses problemas.
(Como Elaborar Projetos de Pesquisa 4.ed 2002– Antônio Carlos Gil)
Também não são científicos estes problemas: “Os pais devem dar palmadas nos filhos”?...
tracking img