Problema de monografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2773 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Problematização
Uma leitura exploratória é necessária para o estabelecimento de um problema de pesquisa, sem o qual nenhuma pesquisa segue adiante com sucesso. Se não há problema para resolver, não há por que iniciar uma pesquisa. É na literatura que se verificam possíveis lacunas e as contribuições que podem ser oferecidas. Três são os tipos de contribuições: (a) contribuições conceituais; (b)contribuições empíricas; (c) contribuições metodológicas. As contribuições conceituais podem levar ao aperfeiçoamento de um conceito, de uma definição, de um modelo teórico; propor uma nova relação teórica; desenvolver melhor uma explicação para hipóteses já presentes em outras pesquisas. A melhoria da definição conceitual pode constituir-se na proposta de uma nova definição conceitual. Emrelação às contribuições empíricas, o pesquisador poderia testar um novo modelo que haja apenas sido proposto anteriormente (testar relação teórica de dois constructos, testar efeitos de uma variável). Já as contribuições metodológicas implicam mudanças nas metodologias de estudos realizados anteriormente.
O pesquisador deve ter idéia clara do problema que pretende resolver; caso contrário, suapesquisa correrá o risco da prolixidade, da falta de direção, da ausência de algo para se resolver.
Cervo e Bervian (1983, p. 59) ensinam que se deve "redigir de forma interrogativa, clara, precisa e objetiva, a questão cuja solução viável possa ser a1cançada pela pesquisa". A formulação de um problema é posterior à revisão da literatura e da reflexão pessoal.
Segundo Severino (1986, p. 148-149), "oraciocínio - parte essencial de um trabalho - não se desencadeia quando não se estabelece devidamente um problema". O assunto deve ser problematizado e o pesquisador apresentar argumentos que visem solucioná-lo. E conclui Severino: "Portanto, antes da elaboração do trabalho, é preciso ter idéia clara do problema a ser resolvido, da dúvida a ser superada." Se o problema é estabelecido de formaclara, ele desencadeará a formulação da hipótese geral, que será comprovada no desenvolvimento do texto. Ora, ao optar por uma solução que deseja demonstrar, obtém-se uma tese. A unidade temática será então de rigor, uma vez que se deve demonstrar uma única idéia, comprovar uma tese tão-somente.
O ponto central do exame de um fenômeno necessita de uma resposta, provável, provisória, ou seja, umahipótese. A principal resposta recebe o nome de hipótese básica. As hipóteses secundárias são afirmações complementares da hipótese básica. Nem sempre, porém, hipóteses secundárias são elaboradas.
Gil (1995, p. 52 s) discorre sobre a necessidade de esclarecer o que significa problema, início de toda pesquisa. Um dos sentidos do termo é questão que possibilita a hesitação ou a perplexidade em virtudeda dificuldade de uma explicação ou resolução. Outro significado do termo: algo que provoca desequilíbrio, mal-estar às pessoas. Cientificamente, problema significa "qualquer questão não solvida e que é objeto de discussão, em qualquer domínio do conhecimento". Exemplos:
Fato objeto da monografia: O crime praticado por menores de 18 anos. Problema: A antecipação da responsabilidade criminalpara menores de 18 anos é solução para a redução da criminalidade juvenil?
Um problema é científico se pode ser testado e suas variáveis podem ser observadas ou manipuladas. Exemplo:
* Em que medida o Código de Defesa do Consumidor contribui para a conquista da cidadania?
* A ausência de conhecimentos jurídicos determina a redução da consciência da cidadania?
* O conhecimento dalegislação trabalhista contribui para a formação de um cidadão mais atuante socialmente?
Esses problemas envolvem variáveis que podem ser observadas e manipula~ das. É possível, por exemplo, verificar o respeito ao cidadão em suas relações de consumo. Com o Código de Defesa do Consumidor, tomou-se mais protegido o cidadão, que antes dele estava totalmente à mercê de empresários às vezes...
tracking img