Probabilidades- 12º ano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1184 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina :Matemática
Ano lectivo: 2010/2011

Probabilidade

Trabalho elaborado por:
Maria Inês Farias
Nº:104442 Turma: 227
Índice













Conceito e História


Conceito:

- A Probabilidade é um ramo da Matemática que visa a formulação de modelos teóricos, abstractos, para o tratamento matemático da ocorrência (ou não ocorrência) defenómenos aleatórios. Muitas vezes não reparamos que estamos a calcular probabilidades como quando, por momentos, pensamos na possibilidade remota de ganharmos um prémio no totoloto, lotaria ou qualquer outro jogo de sorte. “Aquilo que é provável é o que geralmente acontece” Aristóteles.


História:

-O importante e fascinante do assunto das probabilidades origens no século XVII através deesforços de matemáticos como Fermat e Pascal .É certo que o italiano Jerónimo Cardano (1501-1576) escreveu um trabalho notável sobre probabilidades -"Libar de ludo aleal", isto é, «Livros sobre jogos de azar» mas que só apareceu impresso em 1663. Laplace (1749-1827) enunciou pela primeira vez a definição clássica de probabilidade. Foi, porém, com Gauss (1777-1855) que as aplicações do cálculo deprobabilidade são voltadas decisivamente para a ciência: Gauss cria, para o efeito, a teoria dos erros de observação (Theoria combinationis observatorium erroriluns minimis obnoxia, 1809), estabelecendo o método dos menores enquadrados e justificando o emprego na teoria dos erros da lei que designou por "normal" hoje conhecida também por lei de Gauss ou lei de Laplace-Gauss.
Não foi, entretanto,senão no século XX que se desenvolveu uma teoria matemática rigorosa, baseada em axiomas, definições e teoremas. Kolmogorov propôs uma axiomática completa e consistente do cálculo de probabilidades.





Pierre Simon Marquis de Laplace :
Naceu a 23 de Março  de 1749 em Beaumont-en-Auge e faleceu a 5 de Março de 1827, foi um matemático, astrónomo e físico francês que organizoua astronomia matemática.

Johann Carl Friedrich Gauss :

Nasceu a 30 de Abril de 1777 em Braunschweig e faleceu a 23 de Fevereiro de1855 em Göttingen, foi um matemático, astrónomo e físico alemão. Conhecido como o “príncipe dos matemáticos” , muitos o consideram o maior génio da história da matemática., o seu QI foi avaliado por psicólogos em cerca de 240.

GirolamoCardano:

Nasceu a 24 de Setembro de 1501 em Pavia, Itália e faleceu a  21 de Setembro de 1576 em Roma ,foi um cientista e sábio à moda de seu tempo, matemático, filósofo, médico.

Blaise Pascal :

Nasceu a 19 de Junho de 1623 em Clermont-Ferrand,Paris e faleceu a 19 de Agosto de 1662 ,foi um físico, matemático, filósofo moralista e teólogo francês.


Pierre de Fermat : Nasceu a 17 de Agosto de 1601 em Beaumont-de-Lomagne e faleceu a 12 de Janeiro de 1665 em Castres, foi um matemático e cientista francês.

Andrei Nikolaevich Kolmogorov:
Nasceu a 25 de Abril de 1903 em Tambov faleceu a 20 de Outubro de 1987 em Moscou foi um matemáticos soviético, participou nas principais descobertas científicas do século XX nas áreas de probabilidade e estatística.Experiência aleatória e espaço Amostral

Experiência determinista: As experiências que conduzem a um resultado que à partida já é conhecido dizem-se experiências deterministas ou casuais.

Exemplo:
Lei da Gravidade: quando se larga um objecto qualquer no interior do campo gravítico terrestre, sabe-se que este cai em direcção ao solo.
Experiência aleatória - quando não é possível prever comsegurança o seu resultado, por melhor que se conheça o mecanismo da experiência.
Exemplo: Extracção de uma carta de um baralho, pontuação obtida no lançamento de um dado, entre outros.
Espaço amostral ou universo da amostra - é o conjunto de todos os resultados possíveis de uma experiência aleatória.
Exemplo: No lançamento de um dado cúbico com todas as faces numeradas de 1 a 6, o espaço...
tracking img