Prob1 TGAII

965 palavras 4 páginas
TGA

1. Questões e Estratégias de Pesquisa

O grupo pesquisou sobre os seguintes tópicos: processos de planejamento, pesquisa e desenvolvimento, pesquisa de marketing que influência na tomada de decisão da faculdade a fim de organizar os recursos e processos para competir no mercado.

2. Conceitos Relevantes

Planejar é um processo de tomar decisões que tem como resultado a preparação de planos. Planejar é um processo decisório; os planos são os resultados. (MAXIMIANO, 2004)
O planejamento é a função administrativa que determinam antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos e como se deve fazer para alcançá-los. (CHIAVENATO, 2003)
O processo de planejar compreende três elementos principais: obtenção ou identificação de dados de entrada, processamento dos dados de entrada (processo de planejamento propriamente dito) e elaboração de um plano. (MAXIAMIANO,2004)
Dados de entrada são as informações do presente, passado ou futuro, sobre o ambiente externo e os sistemas internos da organização. Os dados de entrada podem mostrar ameaças ou oportunidades. (MAXIMIANO, 2004)
O processo de planejamento consiste em fazer análises e tomar decisões. Compreende: análise de dados de entrada e criação, julgamento e seleção de alternativas, que é a decisão propriamente dita. É um processo de transformação dos dados de entrada, no qual os transformadores são as habilidades gerenciais. (MAXIMIANO, 2004)
Elaboração de um planejamento é a preparação de um plano. Em essência um plano contém uma combinação de três componentes: objetivos, recursos (meio de realização de objetivos) e meios de controle. (MAXIMIANO, 2004)
O planejamento operacional abrange cada tarefa ou atividade específica. Suas características são: é projetado em curto prazo, para o imediato; envolve cada tarefa ou atividade isoladamente e preocupa-se com o alcance de metas específicas; é definido no nível operacional, para cada tarefa ou atividade. (CHIAVENATTO, 2003)
As observações para a pesquisa e

Relacionados