Privatizao da csn na geografia em volta redonda.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4196 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PRIVATIZAÇÃO DA CSN NA GEOGRAFIA
EM VOLTA REDONDA[1]

Ernane Fernandes Moura[2]
E-mail: ernanecanp@hotmail.com

LAGEPPE – Laboratório de Geografia Política e Práticas Educativas
Departamento de Geociências – Instituto de Agronomia
UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, campus Seropédica

I – APRESENTAÇÃO:

Há quase 20 anos a Companhia Siderúrgica Nacional –localizada na cidade de Volta Redonda no Médio Vale do Paraíba Fluminense, “no meio do caminho" entre Rio x São Paulo, se viu envolvida numa transação que fez com que ela deixasse de ser uma estatal para passar a vincular no hall das empresas privatizadas do Brasil. Com isso, a cidade de Volta Redonda/RJ também se viu envolvida neste processo de privatização, processo esse que acarretou diversas reaçõesna cidade. A proposta do artigo é trazer ao nosso entendimento como essa privatização e seus impactos foram e são abordados no ensino da geografia na cidade de Volta Redonda, nos níveis fundamental e médio. Qual o grau de relação dos alunos com essa questão industrial e econômica que é viva na cidade e que movimentou a vida de muitas famílias na cidade e até mesmo em cidades vizinhas.
Ésabido que o assunto não é fomentado com a devida importância. A geografia analisa , estuda, procura causas e aponta soluções, caminhos para as diversas questões no cotidiano da sociedade. Assim, veremos como essa análise é feita por professores e alunos nas aulas de Geografia em Volta Redonda e qual é a abordagem dessa questão, a privatização daquela metalúrgica que deu início a uma cidade, a umeixo, oportunidade de emprego, renda e benefícios a dezenas de famílias e que hoje se mantém com o mesmo papel, empregadora e determinante na caminhada da cidade, mas com muitas ressalvas em relação ao tempo em que ainda era uma estatal.


II – A FUNDAÇÃO DA CSN – COMPANHIA SIDERÚRGICA NACIONAL:

Em abril de 1941, no sul do estado do Rio de Janeiro, tiveram início as obras da primeirasiderúrgica de grande porte do Brasil. Foi o início da ideia de grande siderúrgica no país que até então tinha apenas siderúrgicas movidas à carvão vegetal.Cerca de quase 8 mil trabalhadores estiveram envolvidos na sua construção, que teve por guia e mentores maiores americanos que detinham o conhecimento para construir tal empreendimento. Engenheiros, técnicos, operários, brasileiros e americanosmoveram aquele foi um dos maiores canteiros de obras do país.(ALBERTI, 1999, p. 1).
A fundação da CSN foi concebida concomitantemente com a segunda Guerra Mundial e mostra que a produção da mesma iria ser usada como matéria-prima para a indústria bélica. A CSN ocupou um terreno enorme da cidade de Volta Redonda que na época era ainda um distrito de Barra Mansa. Para a construção da CSN foinecessário a desapropriação de duas fazendas que existiam na região onde hoje está localizada a siderúrgica – Fazenda Santa Cecília e do Retiro; a região onde Volta Redonda é localizada era completamente rural, região onde viveram índios, onde mais tarde foi local de abrigo para mineiros buscando outras oportunidades em virtude do declínio do ouro e que se tornaram fazendeiros produtores de café. Damesma maneira, também serviu de descanso para caixeiros-viajantes que seguiam com seus produtos até a coroa, as fazendas de café depois se tornaram fazendas de gado e este processo relatado durou 197 anos, desde o começo do povoamento até o anúncio da escolha do local como abrigo da CSN.
A região também se beneficiou por alguns fatores que foram citados por Guilherme Costa, Presidente doComitê Executivo do Plano Siderúrgico Nacional (ROSSI, 2011, p. 25) : água em abundância, altitude que favoreceria boas condições de vida, favorecendo assim boas condições de trabalho, mão de obra barata em relação ao Rio de Janeiro e boa logística em respeito das estradas de ferro que iriam transportar tanto a matéria-prima do aço quanto o aço pronto para ser transportado para a venda. E com...
tracking img