Private banking

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1569 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
FACULDADE DE ECONOMIA

A ALOCAÇÃO DE ATIVOS EM PRIVATE BANKING E A SUA RELAÇÃO COM A TAXA SELIC

Bruno Saar Paim

PORTO ALEGRE
MARÇO/2013

BRUNO SAAR PAIM

A ALOCAÇÃO DE ATIVOS EM PRIVATE BANKING E A SUA RELAÇÃO COM A TAXA SELIC

Projeto do trabalho de
conclusão do curso apresentado na
Faculdade deCiências Econômicas
da Universidade Federal do
Rio Grande do Sul (UFRGS) sob a
orientação do prof. Dr. Julio Cesar
de Oliveira.

PORTO ALEGRE
MARÇO/2013
SUMÁRIO

SUMÁRIO 3
1. INTRODUÇÃO 4
1.2 Objetivo Geral 5
1.3 Objetivos Específicos 5
2. JUSTIFICATIVAS 6
3. METODOLOGIA 6
4. EMBASAMENTO TEÓRICO 8
5. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES 9
6. BIBLIOGRAFIA 10

1. INTRODUÇÃO1.1 Questão a Investigar:

Este projeto pretende investigar a alocação de investimentos em ativos dos clientes de Private Banking no Brasil e estudar a sua relação direta com a taxa SELIC.
O setor de Private Banking hoje no Brasil é destinado para investidores qualificado, e que declarem esta condição, que possuam uma quantidade de recursos aplicados em determinada instituição financeiraacima de R$ 1.000.000,00 (Um milhão de Reais). Via de regra, no presente momento (2013) no Brasil, as instituições financeiras classificam um cliente como Private Banking aquele no qual possui um valor superior a R$ 3.000.000,00 (Três milhões de Reais) investidos na própria instituição financeira.
Os investidores com este potencial, por terem uma quantia elevada em recursos com liquidez, ou seja,não entrando na contabilidade os objetos imobiliários como casas, apartament

O Investimento Direto Externo está muito relacionado com o estudo sobre a Internacionalização de Empresas, nos quais parte-se das estratégias de entradas em novos mercados utilizados por estas empresas para que se tenham o melhor retorno possível.
As pesquisas sobre negócios internacionais aumentaram de formasignificativa, principalmente a partir da década de 1990 (WERNER E BROUTHERS, 2002) e vem contribuindo para ampliar as fronteiras dos estudos sobre estratégia. Dentre os temas mais investigados, podem-se evidenciar as estratégias de inserção internacional e seus fatores determinantes. Esses fatores referem-se a aspectos internos e externos à empresa relacionados a recursos e competências da empresa, bemcomo a fatores externos, relativos ao ambiente de negócios que envolvem o empreendimento internacional. A conjugação desses fatores por parte das empresas pode conduzir a desempenhos superiores e gerar vantagem competitiva.
Ao se analisar de fato o Investimento Direto Externo, este tem seu começo a partir da segunda guerra mundial com a abertura dos mercados, visando principalmente os setoresprimários e terciários ligados a exploração de matérias-primas e a formação de infra-estrutura básica. Antes disto o Investimento era baseado nas relações financeiras entre países. Após a década de 1950, o IDE teve seus fluxos aumentados consideravelmente, principalmente entre os países desenvolvidos. Durante os anos 70 e início dos 80, a crise econômica mundial induziu a uma desaceleração do IDEque só volta a crescer a partir de 1986. Os países em desenvolvimento somente aumentaram significativamente suas participações nos fluxos mundiais de investimentos a partir da década de 90.
O trabalho, portanto, abordará a evolução do Investimento Direto Externo no Brasil no período de 2000 a 2010 focando o estudo da Internacionalização das empresas, como as estratégias de entrada no mercadobrasileiro e os fatores institucionais do País em questão.
1.2 Objetivo Geral

O objetivo principal é analisar como o Investimento Direto Externo é influenciado pelas estratégias de investimentos das empresas internacionais e dos fatores institucionais no período de 2000 a 2010.

1.3 Objetivos Específicos

- Analisar a influência dos fatores institucionais na configuração e...
tracking img