Prioridade no presente e no passado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (697 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ETE – MIGUEL ARRAES DE ALENCAR
HISTÓRIA, 2º ANO - 4º BIMESTRE
PROF. ANDERSON BISPO

1. Propriedade no presente e no passado.
2. INTRODUÇÃO
• Considerado o pai do liberalismo, o filósofoinglês John Locke (1632-1704) concebia a propriedade privada como um conceito central. Para ele, o fundamento da propriedade estava no próprio homem, em sua capacidade de transformar a natureza pelotrabalho. O cerne do conceito de propriedade em Locke é que ela é um direito natural, ou seja, já existia no estado de natureza, assim como o direito à vida e à liberdade. Esta ideia tem fundamentológico, pois sendo o indivíduo senhor de seu corpo, ele é igualmente proprietário dos frutos de seu trabalho.
• Na filosofia política de Locke a propriedade é a principal razão para a construção dasociedade civil, para a instituição do governo civil, o fim principal da união dos homens em comunidades.
• Locke viveu em um momento no qual a Inglaterra passou pela transição do regime monárquicoabsolutista para o regime monárquico parlamentarista, que existe até hoje. O filósofo anteviu a importância de tais transformações e desenvolveu uma reflexão capaz de explicá-las e justificá-lasintelectual e moralmente. Por isto sua obra se tornou clássica.
• O conceito de propriedade privada é a pedra angular de todo sistema político, jurídico, ético e econômico do filósofo inglês.Locke e a origem das sociedades
A liberdade natural do homem consiste em estar livre de qualquer poder superior na Terra (...),tendo somente a lei da natureza como regra. (...)
Sendo oshomens, (...) por natureza, todos livres, iguais e independentes, ninguém pode ser expulso de sua propriedade e submetido ao poder político de outrem sem dar consentimento. (...)
Se o homem noestado de natureza é tão livre, conforme dissemos, se é senhor absoluto de sua própria pessoa e poses, (...) por que abrirá ele mão dessa liberdade (...) e sujeitar-se-á ao domínio e controle de...
tracking img