Prioridade ao pedestre na mobilidade urbana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1916 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO TEÓRICO PRÁTICO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DE TRANSPORTES

PRIORIDADE AO PEDESTRE NA MOBILIDADE URBANA

Belo Horizonte, 29 de abril 2011
ÍNDICE

1 – INTRODUÇÃO 2
2 – OBJETIVOS 2
3 – METODOLOGIA 3
4 – DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO 3
5 - CONSIDERAÇÕES FINAIS 7
6 – BIBLIOGRAFIA 8

1 – INTRODUÇÃO
A prioridade da mobilidade urbana tendo o pedestre como membro primordial pressupõea interligação dos diversos modos de transporte para sua locomoção, ir e vir com segurança, conforto e atratividade. “O pedestre é membro primordial da mobilidade urbana.
Segundo o núcleo da Associação Brasileira de Pedestres (2000), pedestre é todo aquele que anda a pé no espaço público, ou seja, é todo aquele que anda no espaço que é de domínio público. É fundamental lembrar que os portadoresde necessidades especiais também são pedestres. Isto quer dizer que todos os humanos são pedestres por natureza, ou pelo menos a partir do momento que adentram ao espaço público, o passeio ou a rua, estes passam a ser pedestres. Para Daros (2000), o andar a pé constitui a forma mais natural e primitiva de transporte. O homem contém em si mesmo alguns meios de propulsão, pois é capaz de transportarobjetos e transmitir recados. Assim, o ser humano ao se deslocar, promove certos serviços de transporte, e eventualmente de mercadorias e de comunicações. Vale ressaltar a importância do pedestre na mobilidade urbana, pois mesmo existindo pessoas que embarcam e desembarcam em garagens particulares, na origem e no destino de suas viagens, a maioria da população anda a pé nos espaços públicos, pararealizar viagens curtas ou para completar suas viagens pelo transporte público, até mesmo pelo automóvel, já que o estacionamento raramente irá coincidir com o seu destino de viagem. O andar a pé possui inumeras vantagens, pequenas coisas ganham sentido e são percebidas de uma maneira inconfundível, é possível ter uma visão privilegiada ao caminhar que não seria ao menos percebida se utilizadooutro modo de transporte.
2 – OBJETIVOS
O objetivo geral deste trabalho é identificar as prioridades ao pedestre na mobilidade urbana.
“Por medidas favorecedoras à mobilidade e acessibilidade de pedestres em áreas urbanas, levando em consideração a interação entre os elementos do sistema de transportes: o homem, a via, o espaço urbano e o veículo, nos campos do planejamento e das políticaspúblicas, dos projetos infra-estruturais, operacionais e da legislação (controle e operação).
Os objetivos específicos são:
• Estudar experiências de tratamento da mobilidade de pedestres em áreas urbanas, relacionando suas vantagens e desvantagens;
• Identificar medidas que favorecem a mobilidade e a acessibilidade destes usuários nas áreas de planejamento e políticas públicas, projetosfísicos, operacionais e legislação (controle e operação).
3 – METODOLOGIA
Neste trabalho, os dados e informações necessárias ao seu desenvolvimento serão colhidos na legislação vigente, literatura, teses de doutorado e mestrado existentes sobre este tema.

4 – DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO
Mobilidade Urbana é o resultado da interação dos deslocamentos de pessoas e bens entre si e com a própriacidade. Isso significa que o conceito de mobilidade urbana vai além do deslocamento de veículos ou do conjunto de serviços implantados para estes deslocamentos. Pensar a mobilidade urbana é mais que tratar apenas transporte e trânsito (Ministério das Cidades, 2006).
O termo mobilidade implica o deslocamento entre dois pontos, a origem e o destino, ou local de permanência, e este é associado às pessoasque tem a necessidade de realizar uma determinada atividade em certo lugar ou espaço. Neste contexto, encontram-se pedestres, ciclistas, usuários de transporte coletivo e motoristas.
O pedestre é um indivíduo flexível e apto para todo e qualquer problema que possa enfrentar referente a mobilidade e também a acessibilidade. É importante lembrar que para haver mobilidade e acessibilidade, os...
tracking img