Prion

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (965 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Um príon ou prião é uma proteína com capacidade de modificar outras proteínas tornando-as cópias de si própria. Um príon não possui acido nucléico ( DNA ou RNA ). Existem 13 espécies de príons, dasquais 3 atacam fungos e 10 afetam mamíferos; dentre estes, 7 têm por alvo nossa espécie.

A palavra "príon" vem do inglês e significa “Proteinaceous Infectious Only Particle” (Partícula InfecciosaPuramente Protéica).
Surgimento das Doenças Priônicas
Há um gene, chamado "PrPc", que sintetiza a "proteína príon celular” (também chamada "PrPc"), presente em todas as células do corpo. A PrPc, emcondições normais, é capaz de proteger os neurônios da morte. Além disso, estudos recentes mostram que a PrPc está envolvida também no mecanismo de diferenciação neuronal. Entretanto, quando há algumamutação no gene, o PrPc formado é defeituoso (príon). Esse príon leva às chamadas doenças priônicas. O príon atua ainda como um “molde” que, ao entrar em contato com o PrPc presente nas células, fazcom que a proteína normal se altere, tornando-a também um príon. Ainda não se sabe o mecanismo que articula esse tipo de ação. Nenhuma defesa imunológica consegue eliminar o príon do organismo. Elecausa aglomerados no cérebro, em estruturas denominadas “placas amilóides”. Esse acúmulo é tóxico e provoca a morte de muitos neurônios (quadro semelhante ao do “Mal de Alzheimer”).

Um príon ou prião éuma proteína com capacidade de modificar outras proteínas tornando-as cópias de si própria. Um príon não possui acido nucléico ( DNA ou RNA ). Existem 13 espécies de príons, das quais 3 atacam fungose 10 afetam mamíferos; dentre estes, 7 têm por alvo nossa espécie.

A palavra "príon" vem do inglês e significa “Proteinaceous Infectious Only Particle” (Partícula Infecciosa Puramente Protéica).O que são príons e qual sua relação com a doença da vaca louca?
Príons são proteínas alteradas, que se comportam como agentes infecciosos, sendo responsáveis por doenças em seres humanos e em...
tracking img