Princípios Gerais da Bioética e a Relação com a Interdisplinariedade

1016 palavras 5 páginas
MARA HELENA TABORDA PARODES PINTO
RA-1151673

PRINCÍPIOS GERAIS DA BIOÉTICA
E A RELAÇÃO DA BIOÉTICA COM A INTERDISCIPLINARIDADE

Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura em Artes 1° ano do Centro Universitário Claretiano- CEUCLAR para a disciplina de Antropologia Ética e Cultura sob a orientação do Professor: Ricardo Matheus Benedicto.

PELOTAS/RS
2014

1. INTRODUÇÃO
Com o surgimento da Bioética, na década de 70, era necessário estabelecer uma metodologia para analisar os casos concretos e os problemas éticos que surgiam da prática da assistência à saúde. Através de várias discussões surgiram os quatro princípios básicos da Bioética, que são: Não Maleficência, Beneficência, Autonomia e Justiça – princípios esses que se tornaram fundamental para o desenvolvimento da Bioética e, que ditariam uma forma peculiar para se definir e manejar os valores envolvidos nas relações dos profissionais de saúde e de seus pacientes. A Bioética através da sua visão interdisciplinar mostra a sua real necessidade não só na dimensão teórica, também nos domínios práticos da vida humana.

2. PRINCÍPIOS GERAIS ESTABELECIDOS PELA BIOÉTICA
O interesse pelos temas relativos à moral e à ética tem sua origem na Grécia Antiga. O termo Bioética e a disciplina que a designou são novos. A Bioética surgiu como resposta ao conflito entre ética médica deontológica e a reivindicações de transparência pública, levantadas pela sociedade. A Bioética propicia o entendimento das relações do homem com a vida sob outro enfoque: é responsável pelas escolhas boas ou más, o que é justamente o ponto de vista ético.
A Bioética está assentada em quatro princípios:
2.1. PRINCÍPIO DE NÃO MALEFICIÊNCIA – o profissional de saúde tem o dever de intencionalmente, não causar danos a seu paciente.
2.2. PRINCÍPIO DA BENEFICIÊNCIA – caracteriza-se pela obrigação de promoção do bem-estar dos outros. É

Relacionados