PRINCÍPIOS DO TREINAMENTO DESPORTIVO 05

592 palavras 3 páginas
PRINCÍPIOS DO TREINAMENTO DESPORTIVO

“Homeostase é o estado de equilíbrio instável mantido entre os sistemas constitutivos do organismo vivo, e o existente entre este e o meio ambiente.” (DANTAS, 1995, p. 40).

1. O Princípio da Individualidade Biológica
Fenômeno que explica a variabilidade entre elementos da mesma espécie
Treinamento individual Grupos homogêneos

O genótipo, são os fatores responsáveis pelo potencial do atleta como composição corporal, biótipo, altura máxima esperada, força máxima possível e percentual de fibras musculares dos diferentes tipos, dentre outros. O fenótipo é responsável pela evolução das capacidades envolvidas no genótipo, ou seja o desenvolvimento da capacidade de adaptação ao esforço e das habilidades esportivas como também a extensão da capacidade de aprendizagem do indivíduoEm entrevistas de atletas Brasileiros nos Jogos PanAmericanos de 2007 considerados fenômenos pela mídia, um discurso de que os bons resultados obtidos não eram frutos somente de um Dom, e sim de muito esforço, trabalho, treinamento, incentivos financeiros e técnicos.

2. O Princípio da Adaptação
Adaptação é um dos princípios da natureza.
São alterações dos órgãos e sistemas funcionais, que aparecem em decorrência das atividades psicofísicas e esportivas (WEINECK, 1991):
Weineck diz que, no esporte, devido aos múltiplos fatores de influência, raramente o genótipo é completamente transformado em fenótipo, mesmo com o treinamento mais duro.

Adaptacão GERAL
Adaptações emocionais, ambientais, entre outras, além da comum capacidade do treinador ou professor se adaptar, às péssimas condições de trabalho ou dificuldades encontradas em condições sociais desfavorecidas

Adaptação ao Calor
 Melhor fluxo sanguíneo cutâneo;
 Distribuição efetiva do débito cardíaco;
 Queda no limiar para o início da sudorese;
 Distribuição mais efetiva do suor sobre a superfície da pele;

Relacionados