Principios e normas da contabilidade e ifrs

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6191 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
OBJETIVO DO TRABALHO

Conhecer, de forma mais detalhada, uma vertente da legislação e do cotidiano que está sendo difundida entre os profissionais da área da Contabilidade e se torna indispensável no processo de busca por aprimoramento profissional.

Com esse trabalho, objetivamos acima de tudo fazer com que cada ouvinte e/ou leitor entenda os procedimentos apresentados e que issopossa ser enriquecedor no processo de aprendizado.

IMPORTÂNCIA DO TEMA

É um tema que merece destaque para nós, estudantes de contabilidade, pois esses procedimentos permitem compreender significativamente as diretrizes que devem ser tomadas, mediante o exercício da profissão. Ou seja, o profissional que deter desse conhecimento, será valorizado no mercado de trabalho, pois terágrandes condições de auxiliar as empresas no processo desenvolvimento da aplicação prática dos princípios técnicos emanados da Contabilidade, de uso predominante no meio em que se aplicam, proporcionando interpretação uniforme das demonstrações financeiras.

Os princípios contábeis permitem aos usuários fixar padrões de comparação e de credibilidade em função do reconhecimento dos critériosadotados para a elaboração das demonstrações financeiras, aumentam a utilidade dos dados fornecidos e facilitam a adequada interpretação entre empresas do mesmo setor.

A CONTABILIDADE
A Contabilidade surgiu das necessidades que as pessoas tinham de controlar aquilo que possuíam, gastavam ou deviam. Sempre procurando encontrar uma maneira simples de aumentar suas posses. Logo com asprimeiras administrações, surge a necessidade de controle, que seria totalmente impossível sem a aplicação dos registros.
O Objetivo da Contabilidade é prestar informações relacionadas ao patrimônio de uma pessoa física ou jurídica para tomada de decisões. 

No mundo
A Contabilidade Mundial estabeleceu regras a serem seguidas na prática contábil, as quais são denominadas de: Postuladosprincípios e convenções. 
Postulado é uma proposição ou observação de certa realidade que pode ser considerada não sujeita à verificação. Determina o campo onde a contabilidade deve atuar. 
São 02 princípios Postulados Mundiais: Entidade Contábil e Continuidade. 
Princípios e Convenções qualificam e delimitam o campo de aplicação dos princípios em certas situações.
Emcasos de duvidas de como proceder em algumas situações, o profissional devera seguir os princípios e convenções.
São princípios mundiais:
• Da Objetividade;
• Da Materialidade (ou Relevância);
• Do Conservadorismo (ou Prudência);
• Da Consistência ou Uniformidade.

No Brasil

Alguns princípios e convenções, ainda geralmente aceitos, tiveram sua origem em épocas passadas,quando as condições institucionais e sociais eram sensivelmente diferentes das que hoje vigoram. Apesar disso continuam aceitos, mais por tradição e conservadorismo do que pela convicção profunda de sua validade. E o debate desta realidade, em fase das atuais condições econômicas, tem sido limitado, em todos os paises, com exceção dos estados Unidos e poucos outros. Nota-se mais recentemente noBrasil, um despertar de interesses no assunto. A Contabilidade é uma ciência social que permite, através de suas técnicas, manter um controle permanente do Patrimônio da empresa. Ou ainda é a ciência social que estuda e pratica as funções de controle e de registros relativos aos atos e fatos da Administração e da Economia, manifestando-se na correta apresentação do Patrimônio e na apreensão eanálise das causas das suas mutações.A Contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. É um conjunto de conhecimentos sistematizados, com princípios e normas próprias.
Todas as movimentações possíveis de mensuração monetária são registradas pela contabilidade, que as resume e os registra em forma de relatórios e os...
tracking img