Principios fundamentais da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8234 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ANHANGUERA EDUCACIONAL – FACULDADE COMUNITARIA DE CAMPINAS (FAC IV)

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS DA CONTABILIDADE

E

ETICA NA PROFISSÃO CONTABIL

Campinas

2010

PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS DA CONTABILIDADE

E

ETICA NA PROFISSÃO CONTABIL

Trabalho de Avaliação de estágio Supervisionado. Administração – Anhanguera EducacionalFaculdade Comunitária de Campinas (FAC IV)

Nome do Professor

Campinas

2010

Aqui você dedica esse trabalho para alguém, mas não mude a letra nem a configuração. Caso você não queira dedicar a ninguém, não é obrigatório, ai você só apaga essa folha.

Hoje, mais do que nunca, a atitude dos profissionais em relação às questões éticas pode ser a diferença entre o seusucesso e o seu fracasso. Basta um deslize, uma escorregadela, e pronto. A imagem do profissional ganha, no mercado, a mancha vermelha da desconfiança.
Jacomino

"É melhor tentar e falhar,
que preocupar-se e ver a vida passar;
é melhor tentar, ainda que em vão,
que sentar-se fazendo nada até o final.
Eu prefiro na chuva caminhar,
que em dias tristes em casa me esconder.
Prefiro serfeliz, embora louco,
que em conformidade viver..."

Martin Luther King

Resumo

A tentação é grande: você olha para o lado e vê gente crescendo na empresa depois de sonegar informações, manipular relatórios, fazer promessas vazias, aceitar presentes de agradecimento entre outros inúmeros exemplos, mas será que compensa? Vale tudo para subir? Será que vale apenas ser antiético?As empresas têm motivos de sobra para atuarem de maneira ética interna e externamente. Está provado que práticas cidadãs podem ser um diferencial competitivo. Por outro lado, empresas cuja conduta é questionável, sofrem boicotes dos clientes, fornecedores, investidores e até dos bons profissionais que adotam a ética profissional acima de qualquer oferta de salário.
A Ética é a ciênciavinculada a julgamento de apreciação moral, sobre juízos de valores amarrados à distinção entre o bem e o mal. Ela é um valor de primeira grandeza para o profissional. Nunca o contabilista deve abrir mão de certos princípios, como a honestidade e a transparência. O problema é o que fazer para manter tais princípios. É necessário desenvolver uma boa estratégia para garantir a manutenção da ética.A ética profissional indaga qual deve ser a conduta do contabilista de modo a acrescentar algo a ele mesmo enquanto ser humano, e à sociedade.
Logo, falar de ética profissional é falar da realização do homem, da felicidade de cada um enquanto partícipe na construção do bem de todos, pelo desempenho da sua atividade.

Introdução

Este trabalho tem como principais objetivoesclarecer os princípios da contabilidade e a ética na atuação contábil.
A contabilidade é uma ciência de caráter essencialmente prático.

Ao longo dos anos, diversos critérios foram desenvolvidos, diversas opções foram efetuadas, numa tentativa de normalizar e de se chegar a uma melhor forma de controlar o patrimônio de uma entidade.

Assim, os princípios são a exteriorização de critérios aceitospela maioria dos contadores.
Considerando o patrimônio da entidade como objeto da contabilidade são identificados sete princípios da contabilidade que são:
1 - Principio da Entidade
2 - Principio da Continuidade
3 - Principio da Oportunidade
4 - Principio do Registro pelo valor original
5 - Principio da Atualização Monetária
6 - Principio da Competência
7 - Principio da Prudência
O estudodestes princípios é de relevante importância para a execução de trabalhos que envolvam a contabilidade, pois todas as empresas que sofreram algum tipo de autuação certamente deixaram de obedecer a um ou mais dos Princípios Fundamentais da Contabilidade.

Atualmente, ouve-se muito falar em ética, principalmente em ética profissional. Mas nem todos sabem o que realmente é Ética.

Mas o que...
tracking img