Principios de redes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2510 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ANÁPOLIS
CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET

LUDEMEULA FERNANDES DE SÁ

SEGURANÇA DE REDES

ANÁPOLIS
2011
LUDEMEULA FERNANDES DE SÁ

SEGURANÇA DE REDES

Trabalho de Conclusão de Módulo apresentado como parte dos requisitos necessários para conclusão do módulo de Metodologia do Princípios de Redes de Computadores do Curso Técnico emInformática para Internet do Centro de Educação Profissional de Anápolis.

ANÁPOLIS
2011
RESUMO

Não há um único termo que defina segurança, porém, ela está ligada a todos os assuntos que se referem à proteção de dados e a prevenção de acessos indesejáveis. Segurança da Informação está devidamente relacionada com proteção de um determinado conjunto de dados, tendo como principal objetivo preservar ovalor que possuem para um indivíduo ou uma organização. Ataques de segurança são quaisquer ações que possam comprometer a integridade, confidencialidade, disponibilidade ou sigilo de dados de uma organização ou indivíduo. Ao longo deste documento serão demonstrados os conceitos de segurança de redes, tais como suas vulnerabilidades, tipos de ataques e protocolos.

Palavras Chave: Segurança,Ataques, Redes.

SUMARIO
1. INTRODUÇÃO 5
2. DESENVOLVIMENTO 6
2.1 CONCEITO DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO 6
2.2 VULNERABILIDADES 7
2.3 TIPOS DE ATAQUES MAIS COMUNS 7
2.4 FIREWALL 9
2.5 PROTOCOLOS 10
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
4. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13

1. INTRODUÇÃO

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 CONCEITO DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Segurança da Informação estádevidamente relacionada com proteção de um determinado conjunto de dados, tendo como principal objetivo preservar o valor que possuem para um indivíduo ou uma organização.
Redes não podem ser classificadas como seguras ou não seguras. Cabe a cada organização definir o nível de acesso. O fato de não existir uma definição sobre o que é uma rede segura, para obter um sistema de alta segurança o primeiropasso que uma organização deve tomar é definir uma política de segurança da organização.
Como fá foi citado, não existe uma única política de segurança para todas as redes e sistemas de informações. Porém, há alguns assuntos que são de extremo interesse para a maioria de empresas e organizações que administram as informações:

Integridade dos Dados: Está relacionado com proteção, ou seja,consiste em proteger toda informação contra modificações sem que haja a permissão de seu proprietário. Verifica se a informação solicitada ou enviada ainda mantém todas as suas características originais.

Confidencialidade de dados: Refere-se à proteção contra o acesso não autorizado as informações contra leitura e/ou cópia. Significa que os dados enquanto trafegam, não serão visualizados, alteradosou extraídos por pessoas que não possuem acesso aos mesmos. Seu objetivo é proteger informações privadas sejam elas pertencentes a cidadãos, indústrias, governo ou militar.

Disponibilidade de dados: Está relacionado á proteção de serviços prestados pelo sistema, de forma que os mesmos não sejam privados ou se tornem indisponíveis sem a autorização do proprietário da informação, assegurando aousuário acesso aos dados sempre que necessário. O mesmo, estando indisponível, caso um usuário autorizado necessitar de seus serviços poderá resultar em perdas graves.

2.2 VULNERABILIDADES

Todo ponto fraco que é encontrado em determinado programa pode estar sujeito a invasões de serviços por usuários não permitidos, ou seja, qualquer componente vulnerável pode ser alvo de ataques.Geralmente essas brechas podem ter sido causadas por erros de programação, análise, projeção ou até mesmo de manutenção do sistema.
Erros na elaboração do projeto ou na lógica da implementação de um sistema pode ocasionar em erros irreparáveis na segurança, pois há demora para identificar e possivelmente reparar os erros. Hardware e Software estão sempre vulneráveis a ataques.

Vulnerabilidade...
tracking img