Princípios da Contabilidade
Os Princípios Fundamentais de Contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade, consoante o entendimento predominante nos universos científico e profissional de nosso País. Para esta disciplina dois princípios são importantes, cujo objeto é o Patrimônio e são os seguintes:

PRINCÍPIO DA ENTIDADE
O Art. 4 daResolução CFC 750/1993 reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por conseqüência, nesta acepção, opatrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.
Em seu Parágrafo único. O Patrimônio pertence à Entidade, mas a recíproca não é verdadeira. A soma ou agregação contábil de patrimônios autônomos não resulta em nova Entidade, mas numa unidade de natureza econômico-contábil.

PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE
Art. 5 – A Continuidade ou nãoda Entidade, bem como sua vida definida ou provável, devem ser consideradas quando da classificação e avaliação das mutações patrimoniais, quantitativas e qualitativas.
§ 1º A Continuidade influencia o valor econômico dos ativos e, em muitos casos, o valor ou o vencimento dos passivos, especialmente quando a extinção da Entidade tem prazo determinado, previsto ou previsível.
§ 2º A observânciado Princípio da Continuidade é indispensável à correta aplicação do Principio da Competência, por efeito de se relacionar diretamente à quantificação dos componentes patrimoniais e à formação do resultado, e de constituir dado importante para aferir a capacidade futura de geração de resultado.

N O T A F I S C A L
1 - Vários modelos para uso: Comercio – Industria – Prestação de [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 12). Principios da entidade. TrabalhosFeitos.com. Retirado 12, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Principios-Da-Entidade/126120.html

MLA

"Principios da entidade" TrabalhosFeitos.com. 12 2011. 2011. 12 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Principios-Da-Entidade/126120.html>.

MLA 7

"Principios da entidade." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 12 2011. Web. 12 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Principios-Da-Entidade/126120.html>.

CHICAGO

"Principios da entidade." TrabalhosFeitos.com. 12, 2011. Acessado 12, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Principios-Da-Entidade/126120.html.