Principios da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1656 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


Graduação em ciências CONTáBEIS







PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA CONTABILIDADE
LEGISLAÇÃO E APLICAÇÃO




RA - 00000000000










--------
2012







TRABALHO SOBRE OS pRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA CONTABILIDADE





Trabalho apresentado a Universidade Anhanguera, como requisito parcial para obtenção de créditos.Orientador:

















-------
2012






















RESUMO




A contabilidade é tão antiga quanto à própria civilização, com o surgimento das primeiras administrações aparecia a necessidade de controle para provar o que foi administrado. Os princípios fundamentais da contabilidade e sua correta aplicação permitem as empresas à interpretação uniforme das demonstraçõesfinanceiras e permite que estabeleçam padrões para comparar e reconhecer os critérios adotados para elaborar os dados da empresa dentro da legislação e das normas contábeis. A contabilidade se tornou ciência através dos anos e tem como objetivo compreender seus princípios e formar contadores aptos a exercer a profissão redirecionando o uso correto de sua aplicação, são princípios fundamentais; da entidadeque tem a necessidade de diferenciar os patrimônios de pessoas físicas das jurídicas; da continuidade diz que a empresa atua supondo que nunca será extinta a menos que demonstrações financeiras digam o contrario; da oportunidade refere se a integridade do registro do patrimônio e suas mutações; do registro pelo valor original consiste que deve ser feito o registro na data e pelo valor correto noato da ocorrência independente do pagamento; da atualização monetária refere se ao ajuste dos valores do patrimônio que durante uma transação será mantido seu valor salvo em caso de circulação em outros países; da competência diz que as receitas devem ser incluídas no período em que ocorreram independente do pagamento e recebimento; e da prudência determina o menor valor para apurar o ativo.Palavras-Chaves: Contabilidade, Princípios Contábeis, legislação.







SUMÁRIO


1- INTRODUÇÃO 4
2- JUSTIFICATIVA DO TEMA 5
3- OBJETIVO 5
3.1- Objetivo Geral 5
3.2- Objetivos Específicos 5
4- HIPÓTESES 6
5- DELIMITAÇÃO DO ESTUDO 6
6- DESENVOLVIMENTO 6
6.1- Princípio da Entidade 6
6.2- Principio da Continuidade 7
6.3- Principio da Oportunidade 7
6.4- Principio do Registro PeloValor Original 7
6.5- Principio da Atualização Monetária 8
6.6- Principio da Competência 8
6.7- Principio da Prudência. 9
7- CONCLUSÃO 9
8- METODOLOGIA 10
9- UNI TERMOS 10
10- CRONOGRAMA 10
11- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11

























1- INTRODUÇÃO




A contabilidade é tão antiga quanto à própria civilização, e nessa época existiam bens e rebanhos com o objetivode patrimônio nos seus aspectos quantitativos. Quando eram muitos, o seu controle era feito a partir de registros e todos os fatos ocorridos eram registrados como desenhos e gravações na idade da pedra. Os bens denominaram–se patrimônio quando o dono falecia, passava seus pertences a filhos e parentes. A origem da contabilidade começou a ser exercida nas primeiras cidades comerciais daantiguidade, a partir de suas atividades de venda e troca dos comerciantes requerendo o acompanhamento das variações de seus bens que eram feitas de simples registros ou relatórios sobre o fato.

Com o surgimento das primeiras administrações, aparecia a necessidade de controle com o devido registro para provar o que foi administrado, fato curioso que nessa época não havia crédito era tudo a vista oua base de troca, à medida que as operações ficavam mais complexas contendo lucros, despesas, salários, perdas e divisões, seu controle era mais detalhado. Podemos resumir a evolução da ciência contábil da seguinte forma:

Contabilidade do mundo antigo - primeiras civilizações e vai até 1.202 da era cristã.

Contabilidade do mundo medieval - período que vai de 1.202 da era cristã...
tracking img