Principios da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2109 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA CONTABILIDADE.


1.1- Origem da Contabilidade.

A origem da contabilidade é tão antiga quanto a própria história da civilização. Está ligada às primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse.
A contabilidade existe desde o inicio da civilização. Não é descabido afirmar-se que a contabilidade é tão antiga quanto a origem do Homosapiens. Alguns teóricos dizem que a contabilidade existe a pelo menos 4.000 antes de Cristo, outros falam em 6000 a C.
O homem observou que era preciso controlar, administrar e preservar seus bens e que poderia, através desse controle, obter lucros e foi através desta necessidade que surgiu a contabilidade. Pelo fato do homem não saber escrever, ele criou uma das formas mais primitivas deinscrição, que foi a artística, para registrar seus feitos durante o dia.
O homem caçava algum animal ou apanhava algum fruto e posteriormente registrava em pinturas gravadas nas paredes esses fatos, podendo-se concluir que nascia daí a necessidade de controle da entidade.
Com o uso de sua arte, o homem primitivo evendenciava a sua riqueza patrimonial, em inscrições em paredes de grutas (pinturas) etambém em pedaços de ossos. O desenho do animal ou coisa representava a natureza da utilidade; os riscos que se seguiam ao desenho, denunciavam a quantidade existente.

1.2- Os primeiros sinais da existência da contabilidade

 Os primeiros sinais que evidenciam a existencia da contabilidade é quando o homem necessita fazer um levantamento de suas riquezas para assim poder saber se estavaobtentdo lucros ou perdas.
A medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, preocupava-se saber o quanto poderia render e qual forma mais simples de aumentar as suas posses, tais informações não eram de fácil memorização quando já em maior volume, requerendo registros.
É claro que sua evolução foi relativamente lenta até o aparecimento da
moeda. Na época de troca demercadorias os negociantes anotavam as
obrigações, os direitos e os bens. Tratava-se, portanto, de um inventário
físico, sem avaliação monetária. Como a preocupação com as propriedades e
a riqueza é uma constante, o homem teve de ir aperfeiçoando seu
instrumento de avaliação da situação patrimonial à medida que as atividades
foram desenvolvendo-se em dimensão e em complexibilidade.
Os fatosanteriormente citados evidenciam uma pequena parcela do que, com o passar dos anos, o homem descobriria sozinho como registrar seus bens usando até então a desconhecida Contabilidade.








1.3- Os primeiros registros até as partidas dobradas

Como já foi citado a cima os primeiros sinais da contabilidade surgiram a milhares de anos atrás quando o homen ainda não tinha a escrita e nem osnúmeros, sendo assim para controlar seus rebanhos, suas colheitas, suas posses enfim, o homem desenhava em ossos e paredes.
Passando-se muitos anos o aparecimento da obra de Frei Luca Pacioli, contemporâneo de Leonardo da Vinci, que viveu na Toscana, no século XV, marca o início da fase moderna da Contabilidade. Pacioli foi matemático, teólogo, contabilista entre outras profissões. Deixou muitasobras, destacando-se a "Summa de Aritmética, Geometria, Proportioni et Proporcionalitá", impressa em Veneza, na qual está inserido o seu tratado sobre Contabilidade e Escrituração.
Luca escreveu "Tratactus de Computis et Scripturis" (Contabilidade por Partidas Dobradas), publicado em 1494, enfatizando que à teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos enegativos.
O registro de um fato em sua causa e efeito fez surgir o que se chama de Partidas Dobradas, sendo que todo Débito equivale a um Crédito e vice-versa.
Existem várias especulações sobre o surgimento desta técnica de Partidas Dobradas, mas seu autor, em verdade, não se conhece.
Vários fatos impulsionaram seu surgimento, entre eles destacam-se o crescimento do Capitalismo nos...
tracking img