Principios da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (567 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - Os Princípios da Contabilidade
Representa a essência das doutrinas e das teorias relativas à contabilidade nos universos científico e profissional. Tiveram origem da necessidade de estabelecerconceitos, princípios e procedimentos que não fossem usados somente para a escrituração dos fatos contábeis. Seguem a publicação do Conselho Federal de Contabilidade, permitindo que empresas do mesmoramo comparem seus resultados. Seu campo de atuação é as entidades, sejam elas com finalidade de lucro ou não.
1.1 - PRINCÍPIO DA ENTIDADE - Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirmaautonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ouinstituição de qualquer natureza, com ou sem fins lucrativos. Por consequência, o patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.
1.2 -PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE -  Contabilmente as empresas são consideradas empreendimento em andamento. E é com base nisto que ela realiza investimentos, como: financiamentos, construções, aquisição detecnologias, etc. 
1.3 - O PRINCÍPIO DA OPORTUNIDADE - Processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.
1.4 - O PRINCÍPIO DOREGISTRO PELO VALOR ORIGINAL - Os componentes do patrimônio são registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional. Integrados ao patrimônio, os componentes patrimoniais,ativos e passivos, podem sofrer variações decorrentes dos seguintes fatores:
a) Custo corrente. Os ativos são reconhecidos pelos valores em caixa. Teriam de ser pagos se esses ativos fossem adquiridos nadata ou no período das demonstrações contábeis. Os passivos são reconhecidos pelos valores em caixa, não descontados, necessários para liquidar a obrigação no período das demonstrações contábeis;...
tracking img