Principios biológicos e capacidades motoras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5835 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Os princípios do treinamento esportivo:
conceitos, definições, possíveis aplicações

Resumo dos princípios de treinamento

Este trabalho analisou os Princípios do Treinamento Esportivo, utilizando Manoel Tubino como pressuposto teórico. Desta forma, através de uma revisão bibliográfica, verificamos outro princípio adicionado por Estélio Dantas aos cinco iniciais de Tubino, e mais doisadicionados por Marcelo Gomes da Costa. Abordamos a inter-relação entre os princípios e foi constatada a sua importância no Treinamento Esportivo. Foi proposto neste estudo a ampliação da discussão sobre a compreensão destes princípios, incluindo aspectos ainda pouco explorados, como o emocional, o ambiental, entre outros, que poderiam contribuir para um olhar plural, além do pragmatismo de umprograma focado somente no aspecto fisiológico do treinamento, propiciando o debate sobre os conceitos e utilizações dos princípios que norteiam os treinamentos em diferentes e novas modalidades.

1 - Princípio da Especificidade

Os efeitos da sobrecarga são específicos ao tipo de sobrecarga. Isso quer dizer que para adaptações musculares, articulares, desenvolvimento motor e melhora do sistema deenergia, você deve estimular seu corpo com o próprio exercício da modalidade esportiva escolhida.
Por exemplo: para desenvolver o máximo de condicionamento físico no futebol, o treinamento deve ser feito de acordo com as características do futebol.

2 - Princípio da Adaptação

Com a atividade física o corpo se adapta ao esforço e sobrecarga adicional aumentando sua força ou função. Com otreinamento, as células do nosso corpo sofrem danos, ou seja, ficam mais fracas e debilitadas depois de cada treino.
Após esse estímulo do treino, nosso corpo começa o processo de adaptação ao estímulo do qual sofreu. O objetivo é criar subsídios necessários para quando houver o próximo estímulo o corpo estará mais preparado, mais forte. Esse estado é chamado de “Supercompensação”.

3 - Princípioda Sobrecarga

Sobrecarga é a aplicação de um estímulo causando estresse com demanda maior do que o normal sobre o sistema fisiológico ou sobre um órgão, resultando num aumento ou função dos mesmos.
Se você estimular seu corpo com atividades com o mesmo volume e intensidade, seus músculos e sistema cardiorrespiratório sofrerão pouca ou nenhuma adaptação. Contudo, se você gerar um estressefísico maior, ou seja, aumentar o volume e/ou intensidade dos treinos, seu corpo irá criar condições de adaptar-se ao estímulo novo, ficando mais forte para suportar o maior estresse.

4 - Princípio da Progressão

A sobrecarga deve aumentar de maneira gradual e sistemática, a fim de dar tempo para as adaptações fisiológicas e evitar lesões ou fadiga. Quando os músculos e sistema cardiovascular seacostumarem ao estímulo aplicado, ou seja, se adaptarem a sobrecarga estipulada, é hora de aumentá-la, aumentando o estímulo, gerando novas adaptações fisiológicas.

5 - Princípio da Reversibilidade

Quando há interrupção dos treinos, o corpo volta ao estado de condicionamento pré-treino. Esse é o princípio do treinamento mais cruel, pois se faltar estímulo, você perde condicionamentorapidamente. Quanto mais treinado o indivíduo, maior é a perda pela falta de uso.
O corpo humano procura a maneira mais fácil e que gaste menos energia para se manter, em geral a proporção de perda é de 3 para 1.

6 - Princípio da Variabilidade

Quando se varia o volume, intensidade e estilo de treino, obtem-se maior equilíbrio muscular e forma física. Além do fator motivacional, variar osestímulos gera um condicionamento físico mais completo.

7 - Princípio da Individualidade Biológica

Pessoas diferentes, têm respostas diferentes ao estímulo de treinamento. Cada pessoa possui características individuais, sendo assim, o treinamento físico que serve para uma pessoa não necessariamente serve para outra.
Além das características pessoais, devem levar em conta também os objetivos e...
tracking img