Principios biblicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4405 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo de Célula para Crianças
 
"Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem aprendeste. E que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a instrução em justiça, a fim de que o homem deDeus seja perfeito e perfeitamente preparado para toda boa obra." II Timóteo 3:14-17
 
Deus em tudo se preocupou conosco. Sabendo que não poderíamos vê-lo, fisicamente, por causa do pecado que nos afastou de Sua maravilhosa presença, inspirou dezenas de homens e mulheres, ao longo de séculos, para escrever o manual mais completo de todos os tempos, a Sua própria Palavra escrita, a Bíblia, paraque os Seus ensinamentos, os Seus princípios, não fossem esquecidos através dos tempos, mas estivessem sempre vivos diante de nós.
 
O que são princípios? São ensinamentos básicos, verdades práticas que estão na Palavra de Deus e que devem ser aplicados em todas as áreas da nossa vida: familiar, escolar, espiritual, etc. E que treinam a nossa mente para que possamos discernir o bem do mal.
 Algumas pessoas pensam que o que foi escrito na Palavra é só para aquele tempo antigo, para os apóstolos, os judeus. Mas eles são válidos em todo o tempo, em todo lugar, para todas as pessoas de todas as idades (portanto, mesmo se você é, ainda, uma criança, a Palavra de Deus também é válida para você, amém?) e todas as áreas da nossa vida. Por isso Davi fala no Salmo 119:105: "Lâmpada para os meuspés é a Tua Palavra e luz para os meus caminhos". Os princípios contidos na Palavra de Deus devem ser guardados em nosso coração.
 
Moisés, homem com quem Deus falava face a face, exortou o povo dizendo-lhes: " Eis que vos tenho ensinado estatutos e juízos, como me mandou o Senhor, meu Deus, para que assim façais no meio da terra que passais a possuir. Guardai-os, pois, e cumpri-os, porque istoserá a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos que, ouvindo estes estatutos certamente dirão: Certamente, este grande povo é gente sábia e inteligente." (Deuteronômio 4:5, 6). Você quer ser conhecido como sábio? Guarde os princípios que hoje começaremos a estudar. Aplique-os diariamente na sua vida e você será bem sucedido em toda a sua vida, amém?

Existem 7princípios básicos para fundamentarmos a nossa vida:

1- Caráter
2- Mordomia
3- Auto-governo
4- Semear e colher
5- União
6- Individualidade
7- Soberania
 
Vamos conhecê-los, um a um e aprendermos a aplicá-los em nosso dia. Você está conosco em mais essa caminhada? Se está, seja bem vindo em mais esse desafio.

Textos-base: Gn 1:26 / I Co 6:9; 11:1 / Gl 5:16-21 / 1Pe 1:16
 
1) CARÁTER -Sede santos, porque Eu sou santo
 
Quando Deus criou o homem, tinha um sonho: formá-lo à Sua imagem e a Sua semelhança. Você sabe o que é ser imagem e semelhança de alguém? É ser parecido a tal ponto de ser confundido com outra pessoa. Deus queria que a Sua obra prima fosse parecida com Ele em todas as coisas, inclusive no caráter. E quando terminou Sua obra, olhou e viu que era muito bom.
 O que é caráter? Caráter é o conjunto das qualidades e os hábitos que cada um de nós tem.
Você, provavelmente, já deve ter ouvido alguém dizer: "Fulano não tem caráter" ou "Quem faz isso é alguém sem caráter". Na verdade, caráter todo mundo tem, pois são as qualidades, as características próprias de cada pessoa. A questão é: o caráter é bom ou mau?
 
Quais são as características de um maucaráter? De maneira geral, é o hábito da mentira, do engano, da rebeldia, da desobediência, da falta de respeito para com o próximo, da falta de amor, da falta de temor ao Senhor, da agressividade, da violência, do roubo, da inveja, da ira, da maldade, etc. Podemos dizer que o mau caráter está ligado às obras da carne que Paulo cita em Gálatas 5:16-21.
 
E o bom caráter? Podemos associá-lo ao...
tracking img