Principios ativos e suas açoes

Páginas: 12 (2949 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2011
Alguns Princípios Ativos e Suas Ações - Cosméticos
ÁCIDO GLICIRHÍZICO
Extraído do alcaçuz. Foi utilizado pela primeira vez, no tratamento de úlceras estomacais pelas propriedades anti-inflamatórias e anti-alérgicas. Nas formulações pode ser utilizado em associações com ácido glicólico e ácido retinóico.

ÁCIDO GLICÓLICO
É o Alfa-Hidróxi-Ácido de menor estrutura e menor peso molecular e o quepossui maior poder de penetração e absorção epidérmica.O Ácido Glicólico atenua a coesão dos corneócitos, e acelera o processo de “deslocamento” e “remoção” das células mortas da camada córnea, provocando gradual afinamento.Atua nas hiperqueratoses foliculares, desobstruindo os folículos pilo-sebáceos.Regula a hipersecreção sebácea.Reduz as manchas epidérmicas e sequelas de acne.Estimula aprodução do colágeno e elastina, o que o torna indicado nos tratamentos de peles envelhecidas.
Outros aha´s utilizados em cosméticos
Ácido Láctico Ácido Cítrico Ácido Málico Ácido Tartárico

ÁCIDO HIALURÔNICO
Ocupa os espaços entre células e fibras, possui capacidade de retenção de água (hidratação) transporte de substâncias, regulação de funções etc.

ÁCIDOS-PEELINGS
Reduz as manchas epidérmicase sequelas de acne. Estimula a produção do colágeno e elastina, o que o torna indicado nos tratamentos de peles envelhecidas.

ÁCIDO SALICÍLICO
Possui uma função fenólica e outra ácida. É conhecido como agente ceratolítico em concentrações superiores a 5%. tem propriedades ceratoplásticas, ou seja, reguladoras da queratização.

ALGAS MARINHAS
As algas marinhas são cerca de dez vezes maisricas em oligoelementos do que as plantas terrestres. A ação cosmetológica das algas é consequente da presença dos seus complexos orgânicos iodados que se combinam com as proteínas da pele e se transformam em complexos iodo-proteínas que são posteriormente eliminados pelo organismo. Estes complexos excitam o metabolismo celular produzindo, por oxidação, a redução do excesso de tecidoadiposo.Substâncias encontradas nas algas:Vitaminas: A, todo o grupo B, todo o grupo D, E, F, K e PP; Proteínas Iodadas e Aminoácidos Essenciais;Sais Minerais: Iodo, Potássio, Cálcio, Magnésio, Fósforo, Sódio, Cloro, Manganês, Enxofre e Silício;Oligoelementos: Ferro, Cobre, Zinco, Estrôncio, Cobalto, Níquel, Chumbo, Estanho, Bromo, Prata, Cromo, Bário, Bismuto, Antimônio e Lítio.

ALOE VERA (BABOSA)
Restabeleceo equilíbrio fisiológico, tem ação regeneradora, tônica e emoliente. Age como adstringente regulando a secreção sebácea, evitando a oleosidade excessiva, regulando a função hidro-lipídica da pele.

ANTIPOLLON
É um agente clareador, finamente granulado, o Antipollon não interfere no processo da formação da melanina porém age na absorção dos grânulos da melanina na pele, podendo ser usadodurante o dia.

ARGILA DA AMAZÔNIA
Rica em sais minerais e nutrientes

ARNICA (ARNICA MONTANA L.)
Extrato vegetal cujas propriedades anti-inflamatória e analgésica se explicam pela diminuição da atividade enzimática, no processo inflamatório.

AVEIA (AVENA SATIVA L.)
O extrato de aveia está presente na fórmula do Creme para Peles Congestionadas e Reativas, onde atua como importanteremineralizante e restaurador da pele danificada.

AZULENO
Extraído da camomila, ação descongestionante e calmante. Também chamado de Camazuleno.

BARDANA
Extrato vegetal que possui importante ação sebo normalizadora antisséptica, antidermatite, adstringente e estimulante capilar.

BETA-CAROTENO
Pró-vitamina A, com ação Anti RL, encontrada em todos os vegetais e leguminosas de coloração verde ouamarelo.

CAMOMILA (MATRICARIA CHAMOMILLA L.)
Seu extrato apresenta camazuleno e o alfa bisabolol de reconhecida ação refrescante, calmante, anti séptica e anti-inflamatória está presente no Creme para Peles Congestionadas e Reativas.

CAFEÍNA
Pertence ao grupo químico das xantinas, encontrada no: Café, Guaraná, Chá, Mate, Cola utilizada no tratamento das adiposidades localizadas e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Princípio ativos e sua ações
  • Trabalho sobre herbicidas e suas ações e principios ativos
  • Principios ativos
  • principios ativos
  • Principio Ativo
  • Principios ativos
  • Principios Ativos
  • principios ativos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!