Introdução
Não são poucos os autores que têm se dedicado ao estudo dos princípios como tema fundamental para a compreensão de qualquer ramo do Direito, de forma ampla e global.
Emtermos genéricos, pode-se dizer com Carlos Ari Sundfeld, que os princípios constituem as ideias centrais de um determinado sistema jurídico. São eles que dão ao sistema jurídico um sentido lógico,harmônico, racional e coerente.
Princípio, como esclarece Celso Antônio Bandeira de Mello, é o mandamento nuclear de um determinado sistema; é o alicerce do sistema jurídico; é aquela disposiçãofundamental que influencia e repercute sobre todas as demais normas do sistema. Por isso costuma-se afirmar que conhecer os princípios do Direito é condição essencial para aplicá-lo corretamente.
Aanálise dos princípios fundamentais de qualquer sistema jurídico, de qualquer ramo do Direito, tem, portanto, acima de tudo indiscutível relevância prática: permitir a visualização global do sistema paramelhor aplicação concreta de suas normas.
O maior desafio, quando se trata de discutir a questão ambiental, é o de combinar o crescimento econômico com a preservação ambiental.
Metasambientais estão cada vez mais presentes nas agendas políticas dos países, principalmente daqueles com maior importância mundial, salvo raras exceções, como exemplo maior os Estados Unidos da América -EUA.
O Brasil, por sua vez, possui uma legislação ambiental bastante avançada no contexto dos países em desenvolvimento, traduzindo uma crescente preocupação com o meio ambiente e a percepçãode que o crescimento futuro dependerá das condições ecológicas preservadas.
Buscaremos neste pequeno estudo apresentar os principais princípios ambientais e como estes auxiliam a preservaçãoambiental, uma vez que estes são as colunas estruturais do edifício chamado Direito.






Princípio do desenvolvimento sustentável
O Princípio do Desenvolvimento Sustentável ocupa... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 09). Principios ambientais. TrabalhosFeitos.com. Retirado 09, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Principios-Ambientais/352883.html

MLA

"Principios ambientais" TrabalhosFeitos.com. 09 2012. 2012. 09 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Principios-Ambientais/352883.html>.

MLA 7

"Principios ambientais." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 09 2012. Web. 09 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Principios-Ambientais/352883.html>.

CHICAGO

"Principios ambientais." TrabalhosFeitos.com. 09, 2012. Acessado 09, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Principios-Ambientais/352883.html.