Principioa contabeis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1269 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O TRATAMENTO DOS PRINCÍPIOS CONTABEIS E A APLICAÇAO DO PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE NA ENTIDADE


RESUMO

Os princípios contábeis destinam-se á nortear a execução da contabilidade, visando o atingir seu objetivo maior que é a apresentação de demonstrativos confiáveis, que reflitam a realidade patrimonial da entidade e possibilite a tomada de decisão dos gestores com maior segurança.
Osprincípios contábeis tornaram-se regras que passaram a ser seguidas e aceitas por todos e hoje constituem a principal teoria que sustenta e fundamenta a Contabilidade.
O estudo destes princípios é de relevante importância para a execução de trabalhos que envolvam a contabilidade, pois todas as empresas devem obedecer aos Princípios Fundamentais da Contabilidade.
Este artigo tem por objetivoanalisar os princípios fundamentais da Contabilidade, focalizando no princípio da Continuidade, dado para aferir a capacidade futura de geração de resultado. Para atingir esses objetivos, foi procedida a análise de conteúdo dos livros publicados e normas existentes.

Palavras chave: Princípios fundamentais de contabilidade; Principio da Continuidade; Legislação.



INTRODUÇAO:
Os princípioscontábeis são a essência da Contabilidade?
A Contabilidade surgiu das necessidades que as pessoas tinham de controlar aquilo que possuíam, gastavam ou deviam. Sempre procurando encontrar uma maneira simples de aumentar suas posses. Logo com as primeiras administrações, surge a necessidade de controle, que seria totalmente impossível sem a aplicação dos registros, para este controle a ContabilidadeMundial estabeleceu regras a serem seguidas na prática contábil, as quais são denominadas de: Postulados princípios e convenções.
Princípios e Convenções qualificam e delimitam o campo de aplicação dos princípios em certas situações. Os princípios são a base para o desenvolvimento de uma ciência e para determinar os caminhos que ela percorrerá no seu aprimoramento.
Holanda (2009) define osubstantivo “princípio” como “a proposição que lhe serve de base, ainda que de modo provisório, e cuja verdade não é questionada” ou ainda “ que exprime uma conduta ou um tipo de comportamento, Aquilo que regula o comportamento ou a ação.. de alguém como uma norma ou lei a ser seguida” . Seguindo este raciocínio, os Princípios Contábeis nada mais são do que normas a serem atentadas pelos profissionaisdurante o exercício da profissão.
Os Princípios Fundamentais da Contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da contabilidade, consoante o entendimento predominante nos universos científico e profissional de nosso País. Concernem, pois, à Contabilidade no seu sentido mais amplo de ciência social, cujo objeto é o Patrimônio das Entidades.
Em termos de conteúdo,os princípios dizem respeito à caracterização da Entidade e do patrimônio, à avaliação dos componentes deste e ao reconhecimento das mutações e dos seus efeitos diante do Patrimônio Liquido. Como os princípios alcançam o patrimônio na sua globalidade, sua observância nos procedimentos aplicados resultará automaticamente em informações de utilidade para decisões sobre situações concretas. Esta é arazão pela qual os objetivos da Contabilidade são caracterizados pela palavra “informação”.


DESENVOLVIMENTO
Hendrikson & Breda (1999 p.73), questiona o significado da palavra – princípio -, quando afirma: “Toda demonstração financeira examinada por auditores, hoje em dia, é acompanhada por um parecer atestando sua obediência a” princípios contábeis geralmente aceitos.” Mas o que são essesprincípios, exatamente?”
E vai mais além quando faz o seguinte questionamento: “Por que precisamos desses princípios”?
Hendriksen & Breda procuraram respostas expondo o ponto de vista de autores como Gilbert Byrne e George May.Byrne insistia em afirmar que princípios eram verdades fundamentais. May respondia a sugestão de Byrne argumentando que a definição mais apropriada seria a do dicionário...
tracking img