PRINCIPIO DE FUNCIONAMENTO DE SENSORES E ATUADORES

2028 palavras 9 páginas
PRINCIPIO DE FUNCIONAMENTO DE SENSORES E ATUADORES

Professor: Carlos Machado

PRINCIPIO DE FUNCIONAMENTO DE SENSORES E ATUADORES

Resumo

Hoje é possível observar que uma grande parte das atividades cíclicas é realizada de maneira autônoma por sistemas hidráulicos e pneumáticos. O escopo deste trabalho é identificar e analisar o principio de funcionamento de sensores e atuadores, componentes fundamentais para o processo de automatização e controle de um processo.

Sumário

Lista de figuras

1. Introdução

Os sistemas hidráulicos e pneumáticos (SHP) podem ser definidos como a forma concreta da aplicação dos princípios físicos relacionados com a mecânica dos fluidos compressíveis e incompressíveis. Tais sistemas são utilizados como componentes em sistemas de automação industrial.
Os conceitos de automação e controle estão relacionados com a área de SHP, pois esta área possui dispositivos para análise e atuação mecânica, seja ela rotacional ou translacional para uma vasta variação de forças, torques, velocidades e outros.
O escopo deste trabalho é estudar a definição e os princípios básicos de acionamento de sensores e atuadores.
A sociedade e a indústria continuam procurando por sistemas de medida que tenham uma maior precisão. Sensores são instrumentos utilizados em todos os seguimentos da sociedade contemporânea, desde brinquedos até sistemas de alta complexidade. Na ciência podemos destacar o papel fundamental dos sensores, para a aquisição mais precisa de dados.
Segundo transdutores utilizados para monitorar o estado do sistema sem alterar o mesmo são denominados sensores, os atuadores são dispositivos que com o auxilio de sensores e sistemas eletrônicos podem alterar o estado do sistema.

2. Fundamentação teórica
2.1. Sistemas hidráulicos e pneumáticos

Máquinas são projetadas e construídas para aplicações nos mais

Relacionados

  • Cilindro
    7645 palavras | 31 páginas