Principio de arquimendes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1995 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Empuxo e Princípio de Arquimedes

RESUMO

Os experimentos em questão trazem a discussão sobre uma área importante da física, o Princípio de Arquimedes e o Empuxo, nos quais o conceito diz que todo corpo mergulhado num fluido sofre uma força vertical (Empuxo) para cima, cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo. Então, para testar esta tese, utilizamos dois diferentesexperimentos, sendo o primeiro composto por um dinamômetro, pesos de 50 g e recipiente com água e o segundo por um dinamômetro, barras de diferentes materiais e recipiente com água. A partir de dados retirados desses experimentos, chegamos a resultados bem próximos dos esperados para a diferença de peso entre o objeto imerso no ar e na água, e para a densidade dos diferentes materiais. Os resultadosforam comparados e notou-se que realmente o peso do líquido deslocado tem mesma intensidade do Empuxo exercido sobre o objeto.

INTRODUÇÃO

Os experimentos tiveram como proposta analisar, através da comparação de dados colhidos no decorrer da experiência, e esclarecer a questão do Princípio de Arquimedes e do Empuxo. Esta área da física é vista no cotidiano de muitas pessoas, como naflutuação de corpos, como uma bóia salva-vidas, na qual quando um corpo é composto de material menos denso que o fluido onde está imerso, pode encontrar uma posição de equilíbrio flutuando na superfície. Também é visto no fato de ser extremamente mais fácil carregar uma pessoa dentro da água que fora dela, visto que o Empuxo ajuda na força que realizamos, reduzindo esta. Com isso, o trabalho visa estudaresse princípio que está relacionado com nossas vidas e avaliar, através de dados e comparações, a densidade de diferentes materiais e a existência de uma força que age verticalmente para cima em corpos mergulhados em fluídos, tendo a intensidade igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo.

TEORIA

Esta experiência foi dividida em duas partes, para explicar a teoria daremos enfoque na segundaparte visto que esta foi a principal e que possibilitou maior compreensão do princípio de Arquimedes.
O objetivo principal da experiência foi o estabelecimento da densidade de diferentes objetos para fazer a comparação com uma tabela já conhecida das mesmas densidades e em caso de valores próximos comprovar o princípio estudado. Para tanto medimos o peso de todos os objetos no ar e na água,desse modo podemos calcular o empuxo e através da fórmula ρobj = Par. ρag/Par – Pagua determinamos a densidade. Para melhor entender, vamos agora analisar a experiência de ponto de vista hidrostático, ou melhor, estudar o princípio de Arquimedes. É conhecido que um objeto imerso em um líquido se torna mais leve, isso se dá pois nele age uma força em sentido contrário ao peso denominada empuxo. Talempuxo é determinado pelo peso do líquido deslocado ( E=P ), se desenvolvermos tal fórmula percebemos que E = ρagua . v . g .

Para concluir estabelecemos a fórmula ρobj = Par. ρag/Par – Pagua e a partir dela e dos resultados anotados tanto do peso do objeto no ar quanto na água, estabelecemos a densidade calculada para comparação.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Nas duas últimas aulas,trabalhamos com os conceitos que envolvem o princípio de arquimedes . E portanto foram feitos dois experimento para testar esta teoria.

1ª experimento:
Neste experimento bem simples utilizamos um dinamômetro de 2 N para medir o peso de um objeto, no caso pesos, no ar, na água, de um copo vazio e também cheio. Primeiramente medimos o peso de um pesinho de 50 gramas, em seguida adicionamosmais um peso de 50 g e verificamos o peso para 100 g e também e da mesma maneira para 150 g. Utilizando novamente o dinamômetro medimos novamente esses pesinhos só que com eles totalmente imersos em água, tanto estes valores quanto os fora da água se encontram na tabela 1.
Na terceira e última parte desse primeiro experimento pesamos um copo e uma balança que seriam utilizados para a pesagem do...
tracking img