Principio da embriologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Princípios de Embriologia
Fecundação
* Espermatozóide + óvulo célula-ovo ou zigoto embrião.
* Célula-ovo é uma célula 2n (diplóide) proveniente da união de duas células n.
* Ocorre quando da penetração do gameta masculino (pró – núcleo) no gameta feminino (pró – núcleo).
* O homem produz grande quantidade de espermatozóides (aproximadamente, de 300 a 900.000.000 porejaculação). A mulher produz um único óvulo a cada 28 dias, aproximadamente.
* Assim que o espermatozóide atravessa a membrana pelúcida do óvulo, forma-se uma membrana de fecundação impedindo a entrada de outro espermatozóide.
Multiplicação celular
* Ocorre logo após a fertilização.
* A célula-ovo sofre sucessivas e maciças divisões celulares, quando se inicia a formação dos tecidos orgânicos.* Com o decorrer da idade, a atividade celular divisória diminui (atividade metabólica) mas nunca cessa, exceto as células nervosas e musculares, que nunca se dividem (células permanentes).
* As células musculares lisas continuam seu processo de divisão sem interrupções prolongadas. As células musculares estriadas cardíacas são o “grande problema” enfrentado em transplantes de coração e ascélulas nervosas estão suscitando maiores pesquisas pelo fato de serem encontradas novas informações a respeito de sua provável regeneração, tendo como base para todo este processo as células gliais ou oligodendrócitos.
Diferenciação celular
Como podemos ter tecidos tão diversos e com funções tão específicas se variamos de apenas uma única célula, que é derivada de todo o processo da embriogênese?Morfogênese
Com o processo de diferenciação celular, as células vão especializando-se e organizando tecidos e órgãos similares com suas funções.
Investigação biológica
Espermatozóides são guiados pelo calor
Não são só mísseis antiaéreos que se guiam pelo calor para atingirem o alvo. Uma pesquisa feita por cientistas do Instituto Weizmann, de Rehovot, em Israel, mostrou que osespermatozóides também são capazes de detectar temperatura, e essa habilidade parece ser fundamental para o processo de fecundação. Em seu percurso dentro do aparelho reprodutor feminino, os espermatozóides ultrapassam o útero e se fixam na parede da trompa de Falópio. Após a adesão, eles passam por um processo de amadurecimento que os prepara para a etapa final de fertilização. Se a ovulação tiver acontecidonas 24 horas anteriores, as células sexuais masculinas deixarão a parede para iniciar uma longa e complicada viagem através da trompa. Mas como se orientarão durante a jornada?
Essa é a questão que Michael Eizenbach, do Departamento de Biologia Química do Weizmann, procurou responder. Ele havia descoberto anteriormente que o óvulo lança certas substâncias que atraem os espermatozóides. Mas oalcance desse sinal químico mostrou ser reduzido, incapaz de alcançar toda a extensão da trompa. Eizenbach, porém, reparou que o ponto onde eles “param para descansar” era 2ºC mais frio que o local em que ocorre a fertilização.
Para testar a hipótese, foi construída uma instalação que reproduz os pontos de fertilização e de armazenamento, ligados por um tubo. Nela, foram colocadas células reprodutivasde coelho. Os testes mostraram que os espermatozóides se deslocavam do ponto de armazenamento (que estava à temperatura de 37ºC) para o de fertilização (que estava a 39ºC). Mesmo reduzindo a diferença de temperatura em apenas um grau Celsius, as células continuavam se orientando corretamente. E o mais importante é que apenas os espermatozóides maduros parecem ter essa faculdade.
A capacidade dese orientar pelo calor tem o nome técnico de termotáxis e já havia sido encontrada em microorganismos como bactérias e também em vermes. Assim como o espermatozóide, esses seres também podem se guiar por sinais químicos. Na verdade, o próprio mecanismo de detecção química dos microorganismos parece ser o responsável por captar a variação de calor. Os pesquisadores apostam que o mesmo ocorra...
tracking img