Principio da competencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (570 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PRINCÍPIO DA COMPETÊNCIA CONTÁBIL

Em alguns momentos da história da contabilidade, surgiram duvidas quanto ao melhor critério de registro de determinadas transações. Diante isso, os primeiroscontadores tiveram de fazer algumas opções, que acabaram sendo adotadas como regras, que passaram a ser seguidas e aceitas por todos. Essa regras básicas que foram adotadas denominamos PrincípiosContábeis e hoje formam a arcabouço teórico que sustenta a toda a Contabilidade.
Princípios Fundamentais da Contabilidade significam, então, as regras em que se assenta toda a escritura teórica que sustentatoda a contabilidade, um desses princípios é o que vamos ilustrar o Princípio da Competência.

PRINCIPIO DA COMPETÊNCIA

Este princípio é aplicado na contabilização das despesas e receitas, estasdevem ser contabilizadas como tais, no momento de sua ocorrência, independentemente de seu pagamento ou recebimento. Está ligado ao registro de todas as receitas e despesas de acordo com o fatogerador, no período de competência, independente de terem sido recebidas as receitas ou pagas as despesas. Assim, é fácil observar que o princípio da competência não está relacionado com recebimentos oupagamentos, mas com o reconhecimento das receitas auferidas e das despesas incorridas em determinado período.
Exemplo: Venda a prazo em janeiro para receber em março. Embora não recebida esta venda éreceita de Janeiro, mês da venda.

CONCEITO DE RECEITA

Receita é a entrada monetária que ocorre em uma Entidade (Contabilidade) ou patrimônio (Economia), em geral sob a forma de dinheiro ou decréditos representativos de direitos. Nas empresas privadas a Receita corresponde normalmente ao produto de venda de bens ou serviços (chamado no Brasil de faturamento).

A RECEITA é consideradarealizada:

1. No momento em que há a transferência do bem ou serviço para terceiros, efetuando estes o pagamento ou assumindo o compromisso firme de fazê-lo no futuro (exemplo: venda a prazo);

2....