Principais vitaminas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2170 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Introdução
As vitaminas são compostos orgânicos, presentes nos alimentos, essenciais para o funcionamento normal do metabolismo, e em caso de falta pode levar a doenças. A disfunção de vitaminas no corpo é chamada de avitaminose. O excesso pode trazer problemas, no caso das vitaminas lipossolúveis, de mais difícil eliminação, é chamado de hipervitaminose. Atualmente é reconhecido que osseres humanos necessitam de 13 vitaminas diferentes ,sendo que o nosso corpo só consegue produzir vitamina D.

2 Vitaminas
2.1 Retinol : Vitamina mais conhecida com vitamina A. é uma substância responsável pela integridade da pele, revestimento dos pulmões, intestino, trato urinário e também da retina ocular.A deficiência dessa vitamina provoca a cegueira noturna, doença que diminui a capacidadevisual, podendo inclusive levar à cegueira permanente. O excesso de vitamina A pode ser tóxico, apresentando inicialmente sintomas como sonolência, irritabilidade, cefaléia e vômito. Cabelo escasso e áspero, a queda parcial das sobrancelhas, as rachaduras labiais e a pele seca e áspera, podem ser também sinais de intoxicação crônica. É geralmente encontrada em óleo de fígado de peixe, fígadobovino, gema de ovo, manteiga, creme de leite, vegetais de folha verde, vegetais e frutas de coloração amarelada, óleo de palma-vermelha entre outros.

2.2 Tiamina: Mais conhecida com B1, a tiamina é encontrada em alimentos de origem animal e vegetal, sendo as melhores fontes a carne de porco e o gérmen de trigo. É produzida também pelas bactérias da Flora Intestinal. Uma de suas funções maisimportantes é a manutenção das atividades metabólicas dos neurônios e do Sistema Nervoso Central. Inicialmente a deficiência de Tiamina compromete o Sistema Nervoso e o aparelho cardiovascular, progredindo prosteriormente para disfunções digestivas e mentais. Evidências recentes indicam que a deficiência de B 1 é a causa da anorexia e outros distúrbios alimentares. É essencial para a produção de ácidoclorídrico e tem sido utilizado para tratar a constipação, fadiga, herpes e esclerose múltipla. É comum nos alcoólatras uma deficiência moderada que é caracterizada por fadiga, depressão, falta de memória e sintomas neurológicos.

2.3 Riboflavina: A principal função no organismo é favorecer o metabolismo de gorduras, açucares e proteínas. Ela é uma vitamina que atua no sistema respiratório eauxilia nos processos oxidativos, também é importante no metabolismo energético e na proteção da bainha dos nervos. A carência dessa vitamina apresenta sintomas como inflamações na boca, anemia e sensação de cansaço. Seu tratamento é feito com o aumento da ingestão de alimentos ricos com essa vitamina ou com a toma de suplementos vitamínicos. Não é preocupante o a ingestão em excesso dessa vitamina,uma vez que o excesso não é tóxico e é eliminado pelos rins. Alimentos como leite, produtos lácteos, couves e vegetais folhosos verdes como brócolis repolho e agrião, carne (especialmente vísceras), cereais em grão, em frutas como o jambo, ovos, semente de girassol e ervilhas, são fontes de riboflavina, embora esta seja destruída pela exposição à luz.

2.4 Nicotinamida/Niacina: É uma vitaminahidrossolúvel (solúvel em água) introduzidas no corpo na reação de glicose e outras reações metabólicas. As funções medicinais desta vitamina são extensas. É auxiliar no tratamento do colesterol, aumentando o colesterol “bom”, HDL, e diminuindo os níveis de triglicérides, LDL e colesterol total. A carência desta vitamina no organismo pode causar a doença dos 4 D´s (Pelagra) Demência, Diarréia,Dermatite e Morte (Death). Outras desordens do sistema nervoso, como alterações de humor (depressão, irritabilidade), confusão mental, insônia, podem ocorrem. Sensação de fadiga, mialgia, anorexia e eventual diarréia são mais sintomas associados à falta de vitamina B3.

2.5 Ácido pantotênico: É encontrada no fígado, cogumelos cozidos, milho, abacate, carne de galinha, ovos, leite, vegetais, legumes...
tracking img