Principais trade offs da logística

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2626 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Matriz de atividade individual*

Módulo: 4 Atividade:
Título:
Aluno: Aparecido de Jesus Proença
Disciplina: Administração de Operações e Logística Turma: 10
Introdução
Fatores ligados a logística fazem com que as empresas se tornem mais competitivas e produtivas e com isso investimentos são realizados constantemente na busca de melhorias neste setor.
Transporte é o que mais gera gastopara a empresa e assim ela busca na estocagem de matéria-prima o caminho que a leva para obter menores gastos. Nem sempre isso é real, levando por muitas vezes a gastos significantes e ainda a fortes impactos aos clientes ou consumidores finais, seja ele com a falta de produto no mercado ou o alto valor disto agregado ao produto final.
É por este motivo que as empresas estão se reestruturando econtratando profissionais capazes de diminuir estes impactos nas operações logísticas.
Mostrarei abaixo casos que são vivenciados freqüentemente no mercado e que já causaram fortes impactos a muitas empresas de diversos segmentos.

Principais trade-offs que afetam o custo total logístico

Os principais trade offs do transporte estão relacionados ao estoque e ao serviço ao cliente. Estetrabalho tem por objetivo analisar os principais trade offs que afetam o custo total logístico considerando os aspectos da função transporte no que diz respeito ao estoque e ao serviço ao cliente. Na relação transporte e estoque percebe-se que as empresas desejam menor estoque com maior número de entregas, o que aumenta os custos de produção e o transporte. O trade off entre transporte e serviço aocliente refere-se especialmente à pontualidade e flexibilidade exigidas pelo cliente. No mercado globalizado e com clientes sempre exigentes as empresas estão constantemente em busca de melhorias visando serem mais competitivas, reduzindo custos e otimizando suas atividades para assim obterem a confiabilidade e a satisfação do consumidor.
Atualmente uma atividade que está em destaque no mundoempresarial é a do transporte, que de uma maneira simplista consiste na tarefa de levar mercadorias de um lugar ao outro. O transporte é o mecanismo que aproxima indústrias, comerciantes e clientes e envolve elementos fundamentais como preço do serviço, pontualidade da entrega, condições físicas dos bens entregues, dentre outros.
As necessidades de estoques de uma empresa dependem do sistemalogístico por meio do qual o estoque de matéria-prima, de componentes, de produtos em processo e de produtos acabados para serem disponibilizados adequadamente no lugar certo, no tempo exato e na condição desejada ao menor custo possível. Por isso hoje se pode dizer com tranqüilidade que:
Os gerentes de logística e de operações constantemente se deparam com a necessidade de reduzir estoques, semprejudicar o nível de serviço, tarefa aparentemente impossível por contrariar o ensinamento base da logística, relativo aos trade offs entre os custos das atividades e o nível de serviço (LIMA, 2003, s/p).
Para atingir metas de excelência operacional a baixo custo, as empresas precisam conhecer muito bem os trade offs inerentes a sua operação e possuir sistemas e organização adequados para tomar asdecisões de forma acertada.
Não foi o que aconteceu, por exemplo, com a fábrica da Royal na década de 70. A Royal desenvolveu um projeto de consolidação da distribuição eliminando depósitos regionais de Bauru, Ribeirão Preto, Jundiaí e Brasília, por considerar que toda a região poderia ser atendida diretamente por São Paulo, diminuindo gastos com o fechamento desses depósitos. No entanto essainiciativa causou um aumento nos custos de transporte e uma relativa deterioração da qualidade do serviço oferecido.
Deve-se ressaltar que muitas empresas buscam terceirizar o processo de armazenagem, porque entendem que terão mais qualidade de serviço, reduzirão os investimentos em ativos, passarão a dedicar-se com mais afinco a sua atividade fim, bem como maior flexibilidade operacional e uma...
tracking img