Principais temas abordados no texto pobreza: um fenomeno multidimensional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (713 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
No Texto: Pobreza um fenômeno multidimensional, nos é apresentada a importância de se discutir a pobreza em suas variadas conjunturas históricas e pela ótica contemporânea e aprofundada de estudiososcomo Amartya Senn e Deepa Anarayan.
É abordado, que a designação da pobreza pode ser de: Juízo de valor, quando a pobreza é retratada por um nível de satisfação de necessidades julgado ideal. DePobreza Relativa, onde se é designado pobre, a partir de desigualdades como a má distribuição de renda, e fatores em que o individuo possui menos algum atributo em relação a outro individuo. Com basenestas teses, no século XX foram desenvolvidas três grandes concepções a respeito da pobreza: Sobrevivencia, Necessidades Básicas e Privacao Relativa.
Os conceitos de sobrevivência e necessidadesbásicas, apesar de ja terem sido modelos para medidas estatísticas e acoes do BIRD, foram descontinuados, pois foram altamente criticados, por que com estes conceitos, bastava apenas manter o cidadão em umlimite mínimo de sobrevivência, garantindo apenas seu essencial de nutrição, vestuário, moradia, saneamento básico, e necessidades vitais, nao abrindo campo para uma mais completa desenvoltura doindividuo. .
A partir de 1980, quando a pobreza passa a ser entendida como privação relativa, sendo mais abrangente, e dizendo que desta forma, sair da linha da pobreza era obter alimentação adequada, umnível de conforto , e representar papéis e comportamentos representativos na sociedade. A questão da privação relativa foi aprofundada por Amartya Sen, que afirmava que as privações determinariam oposicionamento do indivíduso nas esferas sociais. Segundo Sen, a pobreza é um mundo complexo e a descoberta de todas as suas dimensões exige uma análise clara.“Não se pode estabelecer uma linha depobreza e aplicá-la rigidamente a todos da mesma forma, sem levar em conta as características e circunstâncias pessoais”. Fatores geográficos, biológicos e sociais afetam diariamente na capacidade do...
tracking img