Principais teóricos do iluminismo

Nome: John Locke (1632-1704)

Principal obra: Dois tratados sobre o governo

Mini-biografia: John Locke nasceu em 1632, na cidade de Wrington,Somerset,região sudoeste da Inglaterra. O joveminglês nutriu durante toda a sua vida um árduo interesse por áreas distintas do conhecimento humano, fazendo vários cursos e freqüentando matérias que o colocaram em contato com diversas áreas relacionadasás ciências humanas. Apesar de ter uma origem humilde, teve uma rica formação educacional e ingressou na Universidade Oxford, onde estudou filosofia, medicina e ciências naturais. Ao ficar mais velho,John Locke alimentou um grande interesse por assuntos relacionados à política, à educação e à filosofia. Faleceu em 28 de outubro de 1704, no condado de Essex (Inglaterra).

Resumo dos pensamentosinovadores:
- Procurou entender o comportamento humano, formulando a teoria da “tábula rasa”, uma expressão latina que significa “folha em branco”. Defendia que todos os seres humanos nascemdesprovidos de conhecimento, o qual se forma pelas experiências adquiridas ao longo da vida, assim se tornando o produto do meio em que vive. Acreditava que as mazelas eram socialmente produzidas e poderiamser superadas pelo homem.
- A concepção liberal proprietária, marca o pensamento de John Locke que critica o Absolutismo pela justificativa do direito divino no qual os monarcas buscavam justificarseu poder absoluto. Em sua visão, um poder que não garantisse o direito à propriedade e à proteção da vida não poderia ter meios de legitimar seus exercícios. O direito natural para Locke é o direito àliberdade que, junto com o trabalho, sustenta o direito a propriedade: o Estado tem como objetivo defendê-la. Defendia a idéia da meritocracia, dizendo que toda riqueza que o homem fosse capaz deobter por meio de seu esforço individual deveriam ser, naturalmente, de sua propriedade.
- Locke defendeu a separação da igreja do estado e da liberdade religiosa, recebendo forte oposição da igreja...
tracking img