Principais teóricos do iluminismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1575 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome: John Locke (1632-1704)

Principal obra: Dois tratados sobre o governo

Mini-biografia: John Locke nasceu em 1632, na cidade de Wrington,Somerset,região sudoeste da Inglaterra. O jovem inglês nutriu durante toda a sua vida um árduo interesse por áreas distintas do conhecimento humano, fazendo vários cursos e freqüentando matérias que o colocaram em contato com diversas áreas relacionadasás ciências humanas. Apesar de ter uma origem humilde, teve uma rica formação educacional e ingressou na Universidade Oxford, onde estudou filosofia, medicina e ciências naturais. Ao ficar mais velho, John Locke alimentou um grande interesse por assuntos relacionados à política, à educação e à filosofia. Faleceu em 28 de outubro de 1704, no condado de Essex (Inglaterra).

Resumo dos pensamentosinovadores:
- Procurou entender o comportamento humano, formulando a teoria da “tábula rasa”, uma expressão latina que significa “folha em branco”. Defendia que todos os seres humanos nascem desprovidos de conhecimento, o qual se forma pelas experiências adquiridas ao longo da vida, assim se tornando o produto do meio em que vive. Acreditava que as mazelas eram socialmente produzidas e poderiamser superadas pelo homem.
- A concepção liberal proprietária, marca o pensamento de John Locke que critica o Absolutismo pela justificativa do direito divino no qual os monarcas buscavam justificar seu poder absoluto. Em sua visão, um poder que não garantisse o direito à propriedade e à proteção da vida não poderia ter meios de legitimar seus exercícios. O direito natural para Locke é o direitoà liberdade que, junto com o trabalho, sustenta o direito a propriedade: o Estado tem como objetivo defendê-la. Defendia a idéia da meritocracia, dizendo que toda riqueza que o homem fosse capaz de obter por meio de seu esforço individual deveriam ser, naturalmente, de sua propriedade.
- Locke defendeu a separação da igreja do estado e da liberdade religiosa, recebendo forte oposição da igrejacatólica. Em sua visão, a razão e a análise sobre o que é vantajoso individual e coletivamente são o ponto-chave para que se consiga obter a moral e bondade.
- Defendia a democracia representativa, em que o poder vem do povo, mas por ser uma grande quantidade de pessoas, delegam-se representações (líderes).

Nome: Montesquieu (1689-1755)
Principal obra: O espírito das leis
Mini-biografia:Montesquieu nasceu em 18 de Janeiro de 1689 em La Brède, na França, em uma nobre família e foi considerado um dos grandes precursores do pensamento iluminista. Teve o ensinamento básico em casa e aos onze anos ingressou no colégio Juilly,onde teve os primeiros contatos com a filosofia iluminista.Aos 18 anos foi estudar na universidade de Bordeaux,onde cursou direito.Após se formar mudou-se para parisdando continuidade aos estudos.Cinco anos depois teve que voltar para Bordeaux devido a morte de seu pai.Casou-se com a protestante Jeanne Lartigue e em 1716 herdou o título de Barão de Montesquieu.Ficou responsável pela câmara de Bordeaux,para resolver questões jurídicas.Enquanto exercia o cargo resolveu estudar as áreas do direito romano,biologia e geologia.Em 1721,publicou sua primeira obra dedestaque,as “cartas persas”,que analisava a impossibilidade do homem e chegar ao conhecimento supremo,também criticando a igreja católica.Aos 66 anos contraiu uma febre e morreu em Paris, deixando um artigo incompleto para a Enciclopédia de Diderot e D’Alembert.

Resumo dos pensamentos inovadores:
- Definiu três tipos de poderes existentes: O republicano, monárquico e o despótico. O poderrepublicano era regido na mão de várias pessoas guiadas pela virtude, já o monárquico a população servia a um rei através de leis positivas e no despótico o autoritarismo de um líder podia comprometer os direitos humanos através da política do medo.
- Montesquieu formulou os princípios básicos para que governos tirânicos fossem evitados, buscava um justo equilíbrio entre a autoridade do poder e a...
tracking img