Principais problemas socio-demografico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7593 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PRINCIPAIS PROBLEMAS SÓCIO-DEMOGRÀFICOS

Crescimento Demográfico
Nos países desenvolvidos, nomeadamente na Europa, assiste-se actualmente a um fenómeno de crescimento da população com quebra simultânea das taxas de mortalidade e de natalidade.
De facto, hoje no conjunto de países desenvolvidos, a população cresce pouco, não como resultado do aumento da taxa de mortalidade mas devido àdiminuição do número de nascimentos.
Este fenómeno que caracteriza a evolução de uma boa parte da população actual é o que os demógrafos designam por transição demográfica.

Pirâmide etária, Portugal, 1950 e 2005
Pela análise  da pirâmide, verificamos que  o efeito do “envelhecimento” continua bem marcado na estrutura etária portuguesa. Veja-se, por exemplo, que a base da pirâmide continua aestreitar, ao mesmo tempo que o topo continua a “alargar”. Isto traduz uma baixa de natalidade (estreitamento na base) e um aumento do número de idosos (alargamento no topo) e consequente aumento na esperança média de vida.
O acentuar do estreitamento na base da pirâmide verifica-se até às classes etárias dos 25 anos (aproximadamente), altura em que a situação se inverte, ou seja, verifica-se, apartir daqui um aumento de efectivos até às classes etárias mais elevadas no ano de 2005.
“ A transição demográfica é, no geral, um processo de diminuição das taxas de mortalidade e de natalidade, sendo que a primeira diminui a um ritmo mais rápido do que a segunda, causando um período de aumento de crescimento vegetativo e, portanto de acréscimo populacional. E este termo que é utilizado emdemografia, ajuda a entender ao mesmo tempo dois fenómenos:
. Em primeiro lugar, explica porque é que o crescimento da população mundial disparou nos últimos 200 anos (passando de mil milhões de habitantes em 1800 para os 6,5 milhões na actualidade).
. Em segundo lugar, descreve o período de transformação de uma sociedade pré-industrial (que se caracteriza por taxas de natalidade e de mortalidadealtas) numa sociedade moderna, ou pós – industrial ou pós – industrial (que se caracteriza por ter ambas as taxas baixas).”
Segundo o demografo americano Warren Thompson, o crescimento da população processa-se em quatro fases. Ou seja, o mesmo, expôs a teoria da transacção demográfica, segundo a qual a sociedade pré-industrial passa, demograficamente falando, por quatro fases ou estágios, antes de setransformar numa sociedade plenamente pós-industrial.
·  Fase 1  (ou pré-moderna): ocorre oscilação rápida da população, dependendo de eventos naturais (secas prolongadas, doenças, etc.). Há grande população jovem.·  Fase 2  (ou moderna): taxas de mortalidade caem rapidamente devido à maior oferta de alimentos e de melhores condições sanitárias. Há redução de certas doenças. Ocorre aumento dataxa de nascimento e da população.·  Fase 3  (ou industrial): urbanização, acesso a métodos contraceptivos, melhoria do rendimento, redução da agricultura de subsistência, melhoria da posição feminina na sociedade e queda da taxa de nascimentos. Há um número inicial grande de crianças, cuja proporção cai rapidamente porque ocorre aumento na proporção de jovens concentrados em cidades, com odecorrente aumento da violência juvenil. Tendência de estabilização da população.·  Fase 4  (ou pós-industrial): taxas baixas de natalidade e mortalidade. Taxas de fecundidade ficam abaixo da taxa de reposição populacional. Há aumento da proporção de idosos; encolhimento da população e necessidade de imigrantes para trabalhar nos empregos de mais baixos salários. |

TN=Taxa de natalidade; TM=Taxa demortalidade; CP=Crescimento da população.

No modelo original proposto por Warren Thompson, apenas foram consideradas quatro fases. Mas actualmente aceita-se uma quinta fase em que a mortalidade superará a natalidade (devido ao custo elevado de se criarem filhos, principalmente em países desenvolvidos).
Este efeito é já perceptível em países como a Alemanha ou a Itália, sendo bastante temido...
tracking img