Principais problemas ambientais na atualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3415 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
No mundo atual, os problemas ambientais veem causando a degradação do meio ambiente, dificultando assim o ciclo de renovação do planeta. Em uma visão de longo prazo, verifica-se que a contínua expansão da exploração, o presente trabalho tem por objetivo analisar através de pesquisas alguns dos principais problemas que afetam o meio ambiente na atualidade, tentaremos de uma formasimplificada realizar a elaboração de cartilha para que o cidadão possa contribuir para o equilíbrio do meio ambiente.
Infelizmente nosso planeta é afetado por vários problemas ambientais, muitos deles provocados por diversas ações humanas. Estes problemas afetam a fauna, flora, solo, águas, ar e etc.
A água é um bem precioso e cada vez mais tema de debates no mundo todo. O uso irracional e apoluição de fontes importantes (rios e lagos), podem ocasionar a falta de água doce muito em breve, caso nenhuma providência seja tomada.
Todos os dias acompanhamos na televisão, nos jornais e revistas as catástrofes climáticas e as mudanças que estão ocorrendo, rapidamente, no clima mundial. Nunca se viu mudanças tão rápidas e com efeitos devastadores como tem ocorrido nos últimos anos.Principais problemas ambientais atuais:
Poluição do ar por gases poluentes gerados, principalmente, pela queima de combustíveis fósseis (carvão mineral, gasolina e diesel) e indústrias.
Poluição de rios, lagos, mares e oceanos provocada por despejos de esgotos e lixo, acidentes ambientais (vazamento de petróleo), etc.
Poluição do solo provocada por contaminação (agrotóxicos, fertilizantes eprodutos químicos) e descarte incorreto de lixo;
Queimadas em matas e florestas como forma de ampliar áreas para pasto ou agricultura.
Desmatamento com o corte ilegal de árvores para comercialização de madeira.
Esgotamento do solo (perda da fertilidade para a agricultura), provocado pelo uso incorreto.
Diminuição e extinção de espécies animais, provocados pela caça predatória e destruição deecossistemas.
Falta de água para o consumo humano, causado pelo uso irracional (desperdício), contaminação e poluição dos recursos hídricos.
Acidentes nucleares que causam contaminação do solo por centenas de anos. Podemos citar como exemplos os acidentes nucleares de Chernobyl (1986) e na Usina Nuclear de Fukushima no Japão (2011).
Aquecimento Global, causado pela grande quantidade deemissão de gases do efeito estufa.
Diminuição da Camada de Ozônio, provocada pela emissão de determinados gases (CFC, por exemplo) no meio ambiente.
História do desmatamento no Brasil
O desmatamento, também chamado de desflorestamento, nas florestas brasileiras começou no instante da chegada dos portugueses ao nosso país, no ano de 1500. Interessados no lucro com a venda do pau-brasil na Europa,os portugueses iniciaram a exploração da Mata Atlântica. As caravelas portuguesas partiam do litoral brasileiro carregadas de toras de pau-brasil para serem vendidas no mercado europeu. Enquanto a madeira era utilizada para a confecção de móveis e instrumentos musicais, a seiva avermelhada do pau-brasil era usada para tingir tecidos.
Desmatamento na Amazônia e na Mata Atlântica
Desde então, odesmatamento em nosso país foi uma constante. Depois da Mata Atlântica, foi a vez da Floresta Amazônica sofrer as consequências da derrubada ilegal de árvores. Em busca de madeiras de lei como o mogno, por exemplo, empresas madeireiras instalaram-se na região amazônica para fazer a exploração ilegal. Um relatório divulgado pela WWF (ONG dedicada ao meio ambiente ) no ano de 2000, apontou que odesmatamento na Amazônia já atinge 13% da cobertura original. Uma pesquisa da revista Science (publicada em julho de 2012) alerta que até 2050, poderá ocorrer a extinção de cerca de 80% das espécies animais (anfíbios, mamíferos e aves) em áreas que sofreram desmatamento. 
O caso da Mata Atlântica é ainda mais trágico, pois apenas 9% da mata sobrevivem a cobertura original de 1500. Várias...
tracking img