principais pragas do cajueitro

2355 palavras 10 páginas
PRINCIPAIS PRAGAS DOS CAJUEIROS

RESUMO: O cajueiro (Anacardium occidentale L.) é uma planta tropical, originária do Brasil, dispersa em quase todo o seu território. A Região Nordeste, com uma área plantada superior a 650 mil hectares, responde por mais de 95% da produção nacional, sendo os estados do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Bahia os principais produtores. Neste trabalho, serão destacadas as pragas de maior dispersão geográfica, de ocorrência mais frequente e com maior potencial de causar danos econômicos à produção do cajueiro, que podem ser reunidas em grupos distintos, tais como: pragas desfolhadoras, cujo ataque coincide com o período de maior concentração de chuvas; pragas que atacam os ramos; pragas que atacam as inflorescências; pragas que atacam os pseudofrutos e frutos; pragas que atacam o tronco; e pragas que atacam a raiz. Serão apresentadas as principais espécies, enfatizando sua associação e preferência às diferentes fases de desenvolvimento do cajueiro, com destaque à descrição, comportamento, sintomas de ataque, importância econômica dos danos e controle, dentro da filosofia do manejo integrado de pragas.

PALAVRAS CHAVE: Cajueiro, principais produtores, manejo integrado de pragas.

1 INTRODUÇÃO

O cajueiro (Anacardium occidentale L.) é uma planta xerófila, perene, tropical, que em condições normais apresenta tronco ereto e copa umbeliforme, originária do Brasil, dispersa em quase todo o seu território. A Região Nordeste, com uma área plantada superior a 650 mil hectares, responde por mais de 95% da produção nacional, sendo os estados do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Bahia os principais produtores.
No Nordeste do Brasil, vegeta no período das chuvas (inverno) e frutifica no período de poucas chuvas (verão). Normalmente, são notados dois ou três períodos de maior brotação, em função das condições climáticas. Ocorre intensa queda de folhas, seguida de uma brotação no final do período chuvoso

Relacionados