Principais pensadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1388 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Patrícia de Araújo Brito.

Émile Durkheim:
Nascido em 15 de Abril de 1858 – França – Sociólogo, Antropólogo e Filósofo. Considerado um dos Pais da Sociologia Moderna,
Durkheim deu grande contribuições para a sociologia, pois ele transformou a sociologia em Ciência, pois antes o sociólogo não tinha um objeto de estudo, mas através da analise do objeto que é para ele o Fato Social, que semanifesta com três características na sociedade, a primeira é que ela é Geral, algo que acontece em toda a sociedade, pois as pessoas para viverem em sociedade precisam de regras, e aquele que não cumprem vão ser punidos, e Externo, pois independente de eu viver ou não a sociedade vai continuar a existir, em seguida Fato Social Total, um fenômeno que movimenta toda a cidade um exemplo disso é Círio deNossa Senhora de Nazaré que ocorrem em Belém que através da imagem da santa para toda a cidade que fica voltada somente para esse fenômeno, e através desse pensamento Durkhemiano, influenciou o pensamento estruturalista de Levi-Strauss.


Adam Smith:
Nascido em 5 de Junho de 1723 – Edimburgo – Economista e Filósofo.
Considerado o formulador da teoria econômica,

Smith acreditava que ainiciativa privada deveria ser deixada agir livremente, com pouca ou nenhuma intervenção governamental. Ele analisou a divisão do trabalho como um fator revolucionário poderoso a propulsionar a economia. Uma frase de Adam Smith se tornou famosa: "Assim, o mercador ou comerciante, movido apenas pelo seu próprio interesse egoísta, é levado por uma mão invisível a promover algo que nunca fez parte dointeresse dele: o bem-estar da sociedade."
No sistema de Adam Smith, o crescimento econômico reduz-se em longo prazo, pela diminuição do ritmo da acumulação do capital, em face da concorrência entre os empresários, que faz declinar a taxa de lucro.






Karl Marx:
Nascido de 5 de Maio – Alemanha – Economista, Cientista Social, Historiador, e Filósofo.
Marx não estava interessadoespecificamente em preços de mercado. Sua meta era entender o capitalismo como uma forma de sociedade historicamente específica, descobrir o que faz o capitalismo diferente das formas anteriores de sociedade, e que contradições levariam à sua futura transformação. Marx não queria saber em que medida o trabalho formava o valor de troca das mercadorias, mas em que forma o trabalho realizava essa função e porquê sob o capitalismo a produção era de mercadorias para o mercado e não de produtos para uso direto como nas sociedades anteriores.

David Ricardo:
Nascido em 18 de Abril de 1772 – Londres.
Considerado um dos principais representantes da Economia Política Clássica.
David Ricardo preocupa-se com a formação da riqueza nacional e distribuição entre capitalista, trabalhadores e proprietários deterra. Para ele o problema estava na agricultura que era incapaz de produzir alimento barato para consumo dos trabalhadores, isso gerava elevação dos salários nominais e do valor dos fundos de salários.
Para Ricardo, os capitalistas desempenham papel fundamental no desenvolvimento, ao arrendar terras para produzir alimentos e contratar trabalhadores. As condições de produção na agricultura sãofundamentais, porque as taxas de salários e de lucro prevalecente nesse setor refletem-se no resto da economia. Os capitalistas desempenham duas funções: primeira ao buscar oportunidades mais rentáveis para seu capital, tende a igualar as taxas de lucro sobre os vários ramos da indústria e da agricultura; segunda o capitalista da início ao processo de desenvolvimento. A explicação de Ricardo édiferente: a taxa de lucro cai porque o salário natural se eleva, devido aos rendimentos decrescentes da agricultura, que aumentam os custos de subsistência dos trabalhadores.






Peter Ferdinand Drucker:
Nascido em 19 de Novembro de 1909 - Viena – Escritor, Professor e Consultor Administrativo.
Joseph Alois Schumpeter foi um dos maiores economistas do século 20. Ele é mais famoso por...
tracking img