Principais palnos economicos do brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (732 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Um resumo dos principais planos econômicos do Brasil suas principais medidas e seus resultados no país, planos fracassados como plano cruzado, ocorrendo no ano de 1986, ficando os salário e taxas decâmbios estáveis por apenas 6 meses, plano verão ocorrendo em 1989 com preços e salários estáveis por 6 meses, plano Collor I ocorreu em 1990 , com preços e salários estáveis por 2 meses, Collor IIocorrendo em 1990 com preços e salários estáveis por 3 meses e por fim o plano real vigente no pais até os dias atuais. Vale a pena lembrar que o Brasil já teve 9 moedas. Do real (singular de réis),cujo símbolo era simplesmente a letra R e que vigorou do período colonial até outubro de 1833, ao real do presidente FHC.

Plano Cruzado ocorreu no ano de Fevereiro de 1986 como principais medidas:congelamento geral de preços e salários; Desindexação da Economia; ausência de controle monetário e fiscal; Criação de nova moeda com corte de 3 zeros: cruzado. Congelamento geral de preços e salários;Tentativa de ajuste fiscal; Tentativa de redução da dívida externa. Como resultado Preços, salários e taxa de câmbio ficaram estáveis por 6 meses, Crescimento momentâneo do PIB; Crise na Balança dePagamentos, Deterioração das expectativas dos agentes acerca de novas medidas, Preços e salários ficaram estáveis por 3 meses; Fracasso na negociação da Dívida Externa; Política monetária descontrolada,Recessão; Superávit comercial.

Plano verão ocorreu em Janeiro de 1989 como principais medidas: congelamento geral de preços, salários e câmbio; Taxas de juros altas; Nova tentativa de ajustefiscal; Desindexação parcial; Criação do Cruzado Novo com corte de 3 zeros. Como resultado Preços e salários ficaram estáveis por 2 meses; Política monetária entra em descontrole, Novo fracasso na tentativade controle fiscal; Diminuição do Superávit Comercial; Calote da dívida externa; Introdução de indexação diária; Hiperinflação.

Plano Collor I ocorreu em março de 1990 com as principais medidas:...
tracking img