Principais mudanças ocorridas no estado brasileiro apartir da republica velha ate os dias atuais no ponto de vista social economico e politico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1128 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Partículas subatômicas

Conceitos de partículas subatômicas

* Definição
Em física, partícula subatômica é a designação genérica daquelas cujas dimensões são muito menores que as de um átomo. Entre as partículas subatômica, existem determinadas denominações, que foram escolhidas para designar os números quânticos. O conhecimento das propriedades dessas partículas deu-se a partir dofinal do século XIX
No decorrer do século XX, foi comprovada a existência de aproximadamente 200 destes corpúsculos. Neste período, foram descobertas muitas das leis que governam as inter-relações e interações entre essas partículas, as forças e campos que regem o Universo. Sua quantidade e complexidade levaram ao desenvolvimento de formulações matemáticas cada vez mais complexas, na tentativa depredizer seu comportamento.
Atualmente, os estudiosos, através de exercícios teóricos e experimentos práticos, buscam teorias para unificar e simplificar o estudo da estrutura universal, cujo tecido se desdobra a cada nova descoberta.
Os Físicos que descobriram alguns desses pequenos elementos utilizaram nomenclaturas que podem ser consideradas ou soar estranhas. Porém, analisando maisprofundamente, observaremos que os quarks, por exemplo, chamados de: quark do topo; quark do fundo; quark estranho, quark charmoso, têm razões para receberem estes nomes. Estas nos dão uma ideia aproximada das propriedades singulares desses corpúsculos, cujas dimensões são inferiores à do átomo.

Como foi descoberta o Átomo subatômico?

O átomo subatômico foi descoberto á partir das partículassubatômicas decorreu das experiências realizadas sobre a descargas elétrica nos gases rarefeitos, iniciadas por Faraday, em 1838.
Para isso, devemos entender como eram feitos experimentos deste tipo, para melhor compreender a ideia da evolução do pensamento à luz das novas descobertas.
Uma partícula subatômica é um componente da matéria menor do que um átomo.
As partículas elementares, elétrons equarks são compostos de nenhuma outra partícula, compósitos, hádrons consistem em partículas elementares.
O interior de um átomo lá de núcleos, ou seja, prótons e nêutrons, que vamos encontrar um Quark.
O núcleo atômico é rodeado por uma nuvem de elétrons.
É a física de partículas que estuda os componentes de materiais e energias menores da natureza.
Dimensões esses componentes estão em umintervalo de 10-19 - 10-15 metros, enquanto o mais freqüentemente utilizado unidade de energia é o MeV (eV). Elétron-volt é uma unidade conveniente para quantidades de energia estudados pelos físicos de partículas é muito pequena. Para ter uma idéia das energias manipuladas, vou citar o caso de les, a energia total liberada pela colisão é TeV 14 (14 x 1012eV), tornando-o mais poderoso aceleradorde partículas do mundo. No entanto, se um converte este montante em joules, é uma pequena quantidade de energia: 1 eV = 1, 60217653 x 10-19 joules. 14 TeV = 22,4 x 10-7 joules.
Comparativamente, a energia liberada pela queda de uma pedra de 1 kg, com uma altura de 1m é 9,8 joules, ou 6,1 x 1019 eV. | | |

Quem foi o propulsor do atômo subatômico ?

No final do século XIX, em 1897, foidescoberta a primeira partícula por Joseph John Thomson, o elétron.
Ernest Rutherford, bombardeando uma chapa metálica com partículas alfa, descobriu que apenas uma pequena fração dessas sofria desvio de trajetória. Com isso, concluiu que as partículas que não se desviavam não encontravam, no metal, obstáculo que causasse a deflexão de sua trajetória. Dessa forma, criou um modelo, no qual oselétrons giravam em torno do núcleo atômico, que considerou a região central do átomo, onde havia a maior parte da massa atômica.



As 8 partículas subatômicas mais conhecidas do universo.

* Neutrino

O neutrino se forma no núcleo de um átomo, quando um nêutron se transforma em um próton, ou o contrário.

Neutrinos praticamente não possuem massa, e viajam pelo espaço em uma...
tracking img