Principais ideias defendidas por wallon, piaget e wigostik.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1942 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
● Principais ideias defendidas por Wallon, Piaget e Wigostik.

Wallon defendia que entre a psicologia e a pedagogia deveria subsistir uma relação, pois a pedagogia proporcionaria campo de observação à psicologia e a psicologia ao construir conhecimentos sobre o processo de desenvolvimento infantil, oferecia um importante instrumento para o aprimoramento da prática pedagógica.
Wallon defende oestudo que compõe os vários funcionais nos quais se distribuem a atividade infantil motricidade, inteligência e afetividade. Para Wallon, para se compreender o desenvolvimento infantil, não basta somente obter dados fornecidos pela psicologia genética, é necessário recorrer a dados oriundos de outros campos de conhecimento, como por exemplo, antropologia, psicologia infantil, neurologia camposestes que foram excepcionais por Wallon.
No campo da psicologia animal, Wallon utilizou os resultados de diferentes tipos de pesquisa. Por exemplo, para discutir o significado e o impacto da linguagem no desenvolvimento, comparando à espécie humana com os animais, cujo traço diferencial é justamente a privação de função simbólica. Já a antropologia propôs um bom material comparativo. Wallon defendiaque a comparação entre sociedades distintas favorece que se aprenda a influência das técnicas, instrumentos e conhecimentos, ou seja, do meio cultural, sobre o desenvolvimento do sujeito.
Wallon orienta que para estudar o desenvolvimento infantil deve-se tomas a própria criança como ponto de partida, buscando entender cada uma de suas manifestações no conjunto de suas possibilidades. Odesenvolvimento é visto por Wallon como uma construção progressiva em que sucedem fases com predominância alternadamente afetiva e cognitiva.
Os conceitos walloniano propõem cinco estágios para o desenvolvimento da criança. Primeiro é o estágio impulsivo que é o emocional que abrange o primeiro ano de vida, em segundo vem o sensório motor e projetivo que vai até o terceiro ano, em seguida o estágio depersonalismo que cobre a faixa dos três anos aos seis anos, a tarefa central é o processo de formação da personalidade, definindo o retorno da predominância das relações afetivas.  Estágio Categorial- que se inicia aos seis anos e traz importantes avanços no plano da inteligência. Para finalizar tem a adolescência este ultimo processo traz à tona questões pessoais, morais e existencial, numa retomadada predominância da afetividade.
Piaget defendia a ideia de que o conhecimento não existia: aquilo a que se dá este nome é um conjunto de capacidades intelectuais classificadas que requerem uma visão científica mais global. O objetivo de Piaget era estudar a evolução do pensamento infantil até a adolescência, assim procurando entender os mecanismos mentais que o indivíduo utiliza para ganhar omundo. Após muito observar o processo de crescimento de seus filhos como também os de outras crianças, Piaget impulsionou a teoria cognitiva a qual onde propõe a existência de quatro estágios de desenvolvimento no ser humano são eles: sensório-motor, pré- operatório, operações concretas e operatório formal. 
Estágio sensório-motor, mais ou menos de 0 a 2 anos: a atividade intelectual da criança éde natureza sensorial e motora. A principal característica desse período é a ausência da função semiótica, isto é, a criança não representa mentalmente os objetos. Sua ação é direta sobre eles.
Estágio pré-operatório, mais ou menos de 2 a 6 anos: a criança desenvolve a capacidade simbólica; “já não depende unicamente de suas sensações, de seus movimentos, mas já distingue um significador daquiloque ele significa o significado”.

Estágio das operações concretas, mais ou menos dos 7 aos 11 anos: a criança já possui uma organização mental integrada, os sistemas de ação reúnem-se em todos integrados.

Por último vem o estágio das operações formais, mais ou menos dos 12 anos em diante: ocorre o desenvolvimento das operações de raciocínio abstrato. A criança se liberta inteiramente do...
tracking img