Principais funções do marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1292 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Principais funções do Marketing

·       Administração de produto/ serviço: é o processo de criar, melhorar e manter o produto/serviço no gosto da galera. É a velha e boa adaptação. Se o mercado muda, o produto não pode ficar parado. Atualmente, feiras de roupas populares como a Feira da Sulanca - onde a compra era realizada apenas com pagamento em espécie - dispõem de máquinas para pagamentono cartão de crédito. Servem também como exemplos as marcas de refrigerantes que entraram na modinha no “zero açúcar” e do “light”.
·        Preço: Essa é a função que define quanto o produto vai valer. O preço é a única função de marketing que gera receita, todas as outras funções são custos para o produtor. Ao definir o preço, as empresas incluem várias despesas na produção do produto, além degastos com publicidade e de mais a mais. Também surgem questões como: o produto terá preço baixo a ponto de vender muito (o que pode também gerar impressão de qualidade duvidosa) ou alto demais a ponto de as pessoas acharem o produto de altíssima qualidade. Qualidade é fundamental, mas são estratégias de marketing que fazem empresas venderem por preços altíssimos, produtos que podem ser encontradospor um quinto do valor no mercado popular.
·         Distribuição: Distribuição é a função que vai garantir que o produto chegue aos mercados (ou na sua casa) com agilidade e qualidade, pra que você fique feliz da vida. Vejamos o exemplo das grandes lojas de móveis e eletrodomésticos: se o consumidor for um cara muito ocupado, ou até mesmo preguiçoso, ele pode efetuar a compra via internet. Masse ele for parecido com aquela sua tia ranzinza, que não confia em nada e em ninguém, pode adquirir o mesmo produto em uma das lojas de sua cidade e trazer o microondas nos braços com a certeza de que ele chegará inteiro e funcionando.
·         Promoção: Essa é a minha função preferida! A promoção é responsável por deixar as pessoas apaixonadas pelo produto. Graças a ela que a menina diz: “não,não pode ser Pepsi. Porque Coca Cola é que é o melhor refrigerante do mundo”.  É essa função que leva o produto às rádios, TV, outdoor, e tudo que se pode imaginar de mídia. É a promoção também que é responsável em fazer você experimentar aquele cafezinho meio amargo no supermercado. Mas não para por aí... Promoção também envolve patrocínio de ventos beneficentes, patrocínio de atletas etc. Enfim,o objetivo da Promoção é deixar o produto;serviço na boca e na cabeça do povo.
·         Administração de informação de marketing: É o processo de obter informações a respeito dos clientes para que os produtos/serviços sejam melhorados. Você já deve ter recebido um telefonema de uma empresa perguntando o que acha de produto tal, ou respondido um pequeno questionário sobre o serviço de umrestaurante. Isso é informação de marketing. Valiosíssima para empresas que realmente se propõem a facilitar a vida dos consumidores.
Financiamento: O financiamento consiste em adquiri recursos financeiros para comercializar os produtos/serviços. Essa também é a função responsável por oferecer aos consumidores opções de pagamento. Dessa forma, a Dona Ritinha vai ficar feliz em saber quepoderá comprar a bicicleta do Neto em 05 vezes no carnê e que as parcelas vão caber no seu orçamento.
Venda: A função de Venda é o contato direto com os clientes em potencial, aqueles que supostamente poderão adquirir o produto.

http://www.marketingdahora.com/2011/01/principais-funcoes-do-marketing.html

SUGESTÕES

Por quê algumas empresas ainda insistem em distanciar essas duasrealidades?” 
Não se pode generalizar a situação descrita no título do artigo, mas é fato que em muitas empresas de grande porte ainda nos deparamos com esse cenário: vendas de um lado e marketing de outro, geralmente com gerências distintas, planejamentos / orçamentos não vinculados e centros de custo totalmente diferentes.
E alguém compreende esta realidade? Até quando vão continuar classificando o...
tracking img