Principais fontes de energia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (499 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Principais Fontes de Energia
Cap. 5

Energia tem como conceito um dos significados mais complexos a ser entendido no estudo da ciência em geral, por ser abstrato, não conseguimos ver, cheirar outocar a maior parte das formas de energia, mas sim, verificar seus efeitos. Contudo, tem que haver tempo e esforço para entender esse assunto tão intenso, que é: Energia.
Mas não podemos nosenganar, energia não está apenas relacionado a estudar sobre fenômenos complexos, tais como: manutenção da vida, o funcionamento das usinas hidroelétricas, usinas nucleares, entre outros.
‘’ Se houvercorte nos investimentos destinados ao setor energético, o Brasil pode ficar sujeito a racionamento de energia elétrica nos primeiros anos da próxima década. ’’ (Folha deLondrina. Londrina, 4-9-1988)
Contudo, em 2001 houve uma crise de energia, popularmente conhecida como ‘’apagão’’, grande parte da população no Brasil vivenciou esses efeitos dessa crise. Mas, háinúmeros fatores que levam a tal crise, entretanto são duas delas que são mais relevantes, tais como: as represas hidroelétricas estavam com um nível de água muito baixo do limite, devido à seca que aconteceuem tal data e, não ter havido investimento do governo no setor energético.
Por isso, é preciso conseguir compreender o que chamamos de energia, como por exemplo: como é o surgimento, quais dosnossos sentidos a percebem e refletir sobre as implicações do seu conceito no estudo da Física.

As fontes de energia na qual usamos diariamente são classificadas em primárias, secundárias,renováveis e não renováveis. Para um melhor entendimento, é necessário estabelecer uma escala de tempo, que será chamado de referencial. Nesse caso, o tempo de vida de nós humanos é o referencial.
Fontesprimárias: são aquelas cujos combustíveis são substancias naturais, tal como: o carvão mineral, a lenha, gás natural, dentre outros.
Fontes secundárias: são aqueles que fazem uso de combustíveis...
tracking img